O jogar que é Inteligente – Atrair pressão

A melhor equipa da história – O Barcelona de Pep Guardiola, pois claro – influenciou de tal forma o jogo que ainda hoje se notam marcas de quem o tenta “copiar”. Com o exacerbar da saída pelo chão em futebol curto, cada vez mais se preparou pressão agressiva com o intuito de forçar ao erro e beneficiar do espaço alto onde se recupera a bola.

Nos Açores, entre saídas mais certas e mais erradas – que sempre existirão porque os jogadores não são robots – denotou-se uma tendência que também é e será crescente.

Bola curta, confiança para jogar mais baixo, próximo do nosso guarda redes, atraindo pressão adversária – Que aperta com cinco ou seis – e se médios baixos, médios adversários serão atraídos a zonas muito altas, abrindo espaço largo até à linha defensiva – Afinal, esta no máximo poderá ir até à linha do meio campo – A partir daí deixa de existir a possibilidade de colocar em fora de jogo. Pressão atraída, espaço gerado nas costas do médio, e sai bola – orientada e preparada – por cima da pressão para se poder então atacar contra apenas a linha defensiva adversária.


Rating: 5 out of 5.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*