Diário do CAN 2021, Dia 22: Quartos de Final

Depois de Camarões se qualificarem para as meias-finais, aguardavam pelo seu adversário que seria decidido em Yaoundé, no Estádio Ahmadou Ahidjo, no jogo entre os Faraós e os Leões de Atlas.

A equipa marroquina entrou muito forte e Achraf Hakimi quando entrada na área pelo corredor direito foi derrubado por Ayman Ashraf e conquistou uma grande penalidade no 4º minuto de jogo. Sofiane Boufal não tremeu e inaugurou o marcador para o Leões de Atlas aos 6 minutos. Carlos Queiroz colocou Ayman Ashraf no meio-campo e ia vendo a sua decisão ter resultados quando o egípcio rematou forte de pé esquerdo para a defesa difícil de Bono. Foi uma primeira parte muito equilibrada, sem grandes ocasiões de golo, onde as equipas não arriscaram demasiado.

A equipa de Carlos Queiroz precisava de entrar na segunda parte com a ambição de chegar rapidamente ao empate de forma a deixar os egípcios mais tranquilos no jogo, depois de uma primeira parte muito equilibrada. Aos 49’ depois de ninguém conseguir tirar a bola a Mo Salah, a bola sobra para Trézéguet que remata ao lado da baliza de Bono. Ao minuto 53 chegou o golo do inevitável Mo Salah. Após o canto, Mohamed Abdel cabeceou para a defesa de Bono e Salah colocou a bola no fundo da baliza na recarga. Os Faraós entraram com elevada intensidade perante o seu adversário que teve dificuldades em reagir, o que só conseguiram depois de sofrerem o golo. Aos 62 minutos, Omar Marmoush em velocidade iria fica na cara de Bono para finalizar, mas um desarme soberbo de Romain Saiss com o seu pé esquerdo quando o avançado já estava dentro da área, evitou males maiores para a equipa de Vahid Halilhodzić. Carlos Queiroz queria mais da sua equipa para chegar à vantagem e decidiu recorrer a Zizo (ex-Moreirense FC), colocando assim Mo Salah a jogar mais próximo da zona central e do ponta-de-lança. Aos 81’, Mohamed Abougabal defende para a barra após um forte cabeceamento de Nayef Aguerd, mantendo os Faraós na discussão da eliminatória. Na primeira parte do prolongamento o golo da vantagem para o Egito surgiu por parte de Trézéguet, depois de Mo Salah conseguir espaço para cruzar desde a direita até encontrar ao segundo poste o avançado do Aston Villa. Aos 112’, Zizo podia ter fechado a discussão, depois de Salah lhe oferecer a possibilidade de fazer golo, Zizo rematou por cima. Carlos Queiroz fica assim com encontro marcado nas meias-finais diante de outro treinador português, António Conceição que está ao leme dos Camarões.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF 

Discutia-se no Estádio Ahmadou Ahidjo, em Yaoundé a última vaga das meias-finais do CAN 2021. A maior seleção africana que nunca ganhou um CAN, continua assim em busca desse sonho, depois de ter ficado muito perto de o ter feito em 2019. A Guiné Equatorial, por outro lado, estava empenhada em causar mais uma surpresa na competição.

O primeiro aviso saiu dos pés de Idrissa Gueye que na execução de um livre direto em zona frontal, atirou muito perto do poste do lado do guarda-redes da Guiné Equatorial. A equipa orientada por Aliou Cissé foi demonstrando ao longo do jogo a sua superioridade perante o seu adversário, sendo mais dominador e tendo mais aproximações à sua baliza, mas a Guiné Equatorial não chegou a esta fase por acaso e queria demonstrar o porquê do seu rigor e disciplina darem frutos. Aos 28’ de jogo, Sadio Mane descobriu espaço para colocar a bola entre a linha defensiva e o guarda-redes, onde apareceu Famara Diédhiou que inaugurou o marcador.

A segunda parte parecia começar da melhor forma para a equipa de Juan Micha, quando Ibán Salvador tenta cruzar e o defesa-central senegalês, Kalidou Koulibaly leva com a bola na mão. O árbitro do encontro assinalou grande penalidade, mas depois de ser alertado pelo VAR, reverteu a sua decisão. Nada afetados pelo acontecimento, a Guiné continuou a insistir e conseguiu mesmo ser a primeira equipa a fazer golo ao Senegal neste CAN. Ao minuto 57, com Pablo Ganet a colocar a bola em Jannick Buyla que na cara de Édouard Mendy, teve a frieza necessária para colocar a bola rasteira e junto ao poste. Poucos minutos depois do empate, na sequência de um mau alívio após um canto a favor do Senegal, a bola sobrou para Cheikhou Kouyaté que foi perspicaz e antecipou-se a Jesús Owono, tocando a bola para o fundo da baliza. Ao minuto 79, depois de um domínio fantástico de Saliou Ciss, orientado com o peito a entrar pelo corredor esquerdo na área, encontra no centro da área Ismaïla Sarr que só teve de encostar para a baliza. Ao minuto 85, já com Rubén Belima (ex-GD Estoril-Praia) em campo, Pedro Oba podia ter reduzido o marcador, quando numa bola que sobrou na área rematou à figura do guarda-redes senegalês. Do lado senegalês, Mamadou Loum (ex-FC Porto) não saiu do banco e Badara (Vitória FC) ficou novamente fora da lista de convocados. Quanto à Guiné Equatorial, além do já referido Belima, Luís Asué (SC Braga) não saiu do banco. O Senegal terá agora de ultrapassar a equipa do Burquina-Faso se quiser chegar à final pela segunda vez consecutiva.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

Sobre Zidane 33 artigos
André Azevedo. Treinador de Futebol (UEFA B). Licenciado em Educação Física. Mestre em Ciências do Desporto (Especialização em Alto Rendimento). Experiência como Treinador-Adjunto e Principal de escalões de Formação, assim como Analista, Preparador Físico e Treinador-Adjunto no Futebol Sénior em contextos como CD Tondela, FC Paços de Ferreira e Seleção Nacional de Moçambique, respectivamente.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*