Diário do CAN 2021, Dia 28: 3º Lugar

Em Yaoundé, no Estádio Ahmadou Ahidjo, Burquina-Faso e Camarões lutaram pela atribuição do 3º lugar no CAN 2021. Um jogo com características sempre muito especiais, com uma preparação sempre difícil de lidar do ponto de vista emocional, pois tratam-se de duas equipas que aspiravam estar presentes na Final e que acabaram por não o conseguir. Principalmente para os Camarões, que jogaram a competição em casa e com maior apoio dos seus adeptos. Foi ainda assim um jogo com incidências fantásticas e com os Camarões a perder por 3-0 ao minuto 70’ e no final a saírem vencedores através da decisão pela marcação de grandes penalidades.

Numa “repetição” do jogo de abertura, os Garanhões e os Leões Indomáveis, lutavam desta vez pela medalha de bronze. António Conceição promoveu muitas alterações na sua equipa, talvez com o objetivo de a refrescar emocionalmente depois do rude golpe que foi perder para o Egito nas grandes penalidades na meia-final de quinta-feira. Ao minuto 18, após um cruzamento do Ambroise Oyongo a partir do corredor esquerdo, Farid Ouédraogo não conseguiu agarrar a bola, soltando-a para a frente e o Júnior Onana (ex-Leixões SC) com oportunidade de fazer o golo na cara do guarda-redes do Burquina-Faso, rematou à figura. Ao minuto 24, Issa Kaboré descobriu ao segundo poste o lateral do lado oposto, Steeve Yago que encostou para fazer o primeiro golo do encontro. Muito perto do intervalo, após nova insistência pelo corredor direito de Issa Kaboré que cruzou a bola para a área, no entanto, o guarda-redes do Ajax (que irá rumar ao Inter de Milão no final da época), ficou muito mal na fotografia. Ao tentar agarrar a bola, André Onana colocou a bola dentro da baliza dos Camarões. Inicialmente o árbitro assistente ainda assinalou bola fora, mas o VAR corrigiu a decisão e atríbuiu o golo aos Garanhões. Chegava o intervalo e António Conceição precisava de mudar o “chip” da sua equipa para a segunda parte.

No retorno ao relvado, António Conceição mexeu na equipa e lançou para o jogo o seu melhor marcador, Vincent Aboubakar (ex-FC Porto) para tentar reverter o rumo que o jogo tomou até então. Mas foi mesmo a equipa de Kamou Malo a voltar novamente a marcar. A estrela da equipa, Bertrand Traoré, com toda a sua classe e categoria coloca a bola com precisão na cabeça de Djibril Ouattara, que aproveitou o espaço entre a defesa adversária e cabeceou para o fundo a baliza, fazendo o 3-0. A vida estava complicada para a equipa da casa, mas penso que ninguém estava à espera do que viria a acontecer. São momentos assim que tornam o futebol um desporto tão apaixonante. Os anfitriões tiveram de esperar até 20 minutos do final do encontro para prender os seus adeptos às cadeiras e mantê-los entusiasmados até ao final. O avançado do Angers, Stéphane Bahoken, surgiu aos 71’ após um canto, numa bola que sobrou reduziu para os Camarões. O golo catapultou a equipa caseira e Karl Toko-Ekambi logo a seguir podia ter feito o segundo golo, num remate forte à baliza que obrigou Farid Ouédraogo a desviar para canto. O guarda-redes do Burquina-Faso ia fazendo o que podia para manter a sua equipa em vantagem, mas foi incapaz de evitar o inevitável. Como se costuma dizer, no melhor pano cai a nódoa e depois de uma saída em falso de Farid Ouédraogo, Vincent Aboubakar aproveitou para fazer o golo e deixar a sua equipa na discussão pelo resultado a 5 minutos do apito final. Kamou Malo sentia a sua equipa em apuros e lançou dois jogadores frescos para tentar manter a vantagem pela margem mínima, mas Aboubakar entrou para fazer a diferença. O avançado do Al Nassr queria levar a sua equipa ao 3º lugar e mostrar o porquê de ser o melhor marcador da competição, pelo que 2 minutos depois voltou a mostrar a sua veia goleadora e fez o 3-3. Depois de uma bola bombeada para a área, o guarda-redes do Burquina-Faso voltou a vacilar, ao tentar agarrar a bola, chocou com o seu colega de equipa e acabou por soltá-la. O camaronês estava atento e no sitio certo, só teve de encostar.

Neste jogo, não havia espaço para prolongamento, pelo que se seguiu de imediato para a decisão através da marcação de grandes penalidades. De um lado, tínhamos uma equipa devastada emocionalmente por perder uma vantagem de 3-0. Do outro, uma equipa impulsionada pelos seus adeptos e por uma recuperação épica. Todos os detalhes contam para o que se viria a seguir, fundamentalmente quando falamos da pressão existente para quem está num frente-a-frente com 11 metros de separação. Iniciava assim a equipa dos Camarões:

🇨🇲 Vincent Aboubakar ✅ 🇧🇫 Issa Kaboré ✅

🇨🇲 Moumi Ngamaleu ✅ 🇧🇫 Soumaila Ouattara ✅

🇨🇲 Karl Toko-Ekambi ✅ 🇧🇫 Ibrahim Toure ❌

🇨🇲 Pierre Kundé ✅ 🇧🇫 Steeve Yago ✅

🇨🇲 Ambroise Oyongo ✅ 

Ficou assim o Treinador português e a sua equipa técnica com a medalha de bronze, que tanto nos honra enquanto nação. Na equipa do Burquina-Faso, Edmond Tapsoba (ex-Vitória SC) e Ibrahim Toure (ex-Vitória SC) foram titulares, enquanto que Hervé Koffi (ex-B-SAD) ficou de fora devido a lesão. Quanto aos Camarões, Yvan Neyou (ex-SC Braga) não foi convocado.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

Sobre Zidane 33 artigos
André Azevedo. Treinador de Futebol (UEFA B). Licenciado em Educação Física. Mestre em Ciências do Desporto (Especialização em Alto Rendimento). Experiência como Treinador-Adjunto e Principal de escalões de Formação, assim como Analista, Preparador Físico e Treinador-Adjunto no Futebol Sénior em contextos como CD Tondela, FC Paços de Ferreira e Seleção Nacional de Moçambique, respectivamente.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*