Another Wonderkid in Wolves

Apresentado no clube a 17 de Janeiro, fez a sua estreia pela equipa A no dia 5 de Fevereiro e no 10º dia desse mês atuou pela primeira vez na Premier League.

Chiquinho, nascido no ano de 2000 (22 anos), é um jovem extremo que chegou ao clube inglês proveniente do Estoril. Depois de ter evoluído na 2ª liga e explodido na Liga Revelação – onde ajudou o clube da linha a sagrar-se campeão em ambas as competições – ia este ano encantando a Liga Bwin e confirmando o seu talento e potencial.

Evolução física no último ano bastante acentuada faz com que chegue à Premier League com um perfil físico marcante. É um extremo muito rápido, explosivo e forte no contacto. Sente-se mais confortável a jogar por fora, onde consegue evidenciar todo seu desequilíbrio individual no drible e qualidade no cruzamento. Recebe no pé (boa recepção orientada quando em corredor lateral) e na profundidade, sendo bastante agressivo em movimentos de ataque ao espaço. Cada vez mais torna-se um extremo com números, aproveitando o seu potente remate para conseguir somar alguns golos e a facilidade com que sai do 1×1 para cruzar para assistir companheiros. Também defensivamente tem potencial para, melhorando a nível posicional e comportamental, revelar-se um jogador competente e fiável, visto ter capacidade de pressão e efetividade no duelo com recuperações ou precipitação da perda para o adversário.

Com Lage terá o treinador certo para o ajudar a evoluir naquilo onde apresenta mais dificuldades. Dificuldades a jogar por dentro – ainda foge demasiadas vezes para corredor lateral ou evita receber dentro tentando deixar rolar a bola para a ir buscar no espaço – e definir em criação – quando enquadrar/tocar, quando acelerar/pausar, quando resolver individual/associar e como aproveitar a vantagem que a sua capacidade de desequilíbrio com e sem bola lhe trazem. O técnico português tem a paciência necessária para fazer evoluir estes jogadores e a capacidade para gerir “o contexto onde mais rende vs o contexto favorável para o crescimento das suas características de forma a melhorar enquanto jogador (e assim também render mais)”.

O primeiros minutos do mais recente jovem português contratado e lançado pelos lobos ao mundo mostraram que apesar de ter ainda muito que crescer, tem talento e potencial que certamente serão, mais uma vez, aproveitados pelo clube.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*