Gakpo, um dos jokers de Schmidt

A qualidade e quantidade de soluções ofensivas no PSV abundam. Desde os jovens Madueke, Vertessen, Veerman ou Doan, aos mais experientes como Bruma, Gotze ou Zahavi, Roger Schmidt tem à sua disposição muito talento e vários tipos de jogadores.

Mas, ao dia de hoje, interessa falar de Gakpo. Um jogador nascido em 1999 que não tem (ainda) o mesmo reconhecimento de Madueke (um dos mais promissores da geração de 2002) ou do sempre craque Gotze, mas que gradualmente vai conquistando o seu espaço no clube e demonstrando todo a qualidade que o seu potencial físico e técnico antevêem.

Muito alto (1.89m) mas com bastante habilidade motora, com passada larga, rápido, explosivo e capacidade para aguentar o choque. Pode jogar em qualquer um das quatro posições mais ofensivas do modelo de Schmidt (extremo de ambos os lados, 10 e 9), com a variabilidade suficiente para receber por fora, por dentro, no pé ou no espaço. Também no ar, seja na área ou uma bola longa, apresenta argumentos físicos e técnicos para disputar, ganhar e/ou finalizar. Capacidade para combinar, para desequilibrar no 1×1 e um movimento interior para finalizar de pé direito de topo. No entanto, apesar de destro, facilidade em sair do drible para a esquerda e assistir ou finalizar de pé contrário. Bom batedor de bolas paradas, somando algumas assistências a partir desse momento.

Esta é a época em que mais partidas participou (41 jogos), apresentando uns impressionantes 17 golos e 14 assistências que demonstram que passo a passo parece chegar ao patamar que se perspectiva tendo em conta o perfil físico e técnico.

4 Comentários

  1. Off topic, sobre o Schmidt,
    Parece-me que as equipas dele sofrem demasiados golos. De vier para o Benfica vai ter pela frente jogos mais fechados, muito burilados tacticamente. Os treinadores portugueses adoram estrangeiros em Portugal que tentem impor jogo ofensivo, pode até resultar durante algum tempo mas se lhe apanharem os pontos fracos pode ver a vida tornar-se difícil.
    Em vindo para PT, terá que abdicar da fama de não se importar de sofrer se marcar mais e a meu ver será essencial ter pelo menos um membro da equipa técnica com profundo conhecimento do nosso campeonato.
    Concordam?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*