VERTICALMENTE PACIENTES: um “upgrade” em Liverpool

Melhor ataque da Premier League e com possibilidade de fazer um póker em títulos, este Liverpool “merece” toda a nossa atenção!!

I really think the most important thing for football is entertaining the people. We don’t save lives, we don’t create anything, we are not good in surgeries, we are only good in football. If we would not entertain the people, why would we play it then?”

Jürgen Klopp

Nos últimos anos, vimos um Liverpool que se caracterizava pela: “verticalidade e chegada rápida. poucos passes – muita velocidade.” (Velozes e Furiosos – A “masterpiece” de Klopp, Paolo Maldini). Ao longo desta época vemos um Liverpool com a mesma “pressa“ em chegar à baliza contrária (constantes movimentos curtos à PROFUNDIDADE que alternam com movimentos curtos em apoio), mas também com a “paciência” necessária para provocar, atrair e atacar os espaços que criaram (principalmente à profundidade)! Para além da velocidade nas movimentações curtas, também procuram circular a partir de trás, às vezes a 1,2 toques, assumindo “riscos”, explorando quer corredor central, quer os corredores laterais onde sempre foram fortíssimos! Toda esta versatilidade na forma de jogar, torna-os numa equipa ainda mais imprevisível e muito difícil de contrariar! 

Vejamos alguns golos do Liverpool ao longo desta época!

Liverpool (21/22, Jürgen Klopp)
Sobre PabloAimar 6 artigos
João Pedro Magalhães: Apaixonado pelo jogo e pelo treino. Fez o mestrado em Ciências da Educação Física e Desporto - Especialização em Treino Desportivo. Atualmente desempenha as funções de treinador adjunto e analista de jogo no Al Taawoun, clube da 1ª Liga da Arábia Saudita.

1 Comentário

  1. As equipas do Klopp sempre tiveram caixa de velocidades, desde o Mainz, pelo menos sempre foi a minha opinião. Agora, se calhar por vezes não tinha era o perfil de atletas adequado para conseguir gerir esses momentos, daí que tenha ido buscar gajos como o Thiago e etc, etc. Agora no Liverpool até pelo tempo que lá está conseguiu aprimorar as ideias. Concordo com o Klopp em quase tudo mas especialmente na parte do divertimento. O futebol não serve para mais nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*