A tomada de decisões, a confiança e a tranquilidade

white corner field line on artificial green grass of soccer field

“No último passe podiamos ter tido melhores ideias. Quando alcançarmos a manutenção, seremos uma equipa mais tranquila e apta a ter melhores decisões”. Ulisses Morais.

Ulisses Morais a falar em decisões, reconhecendo-as como algo determinante no jogo, já é um upgrade.

Contudo, fica sempre a dúvida sobre o que entenderá o treinador por decisões. E claro, se sabe reconhecer o melhor comportamento a adoptar em cada instante.

No imediato, importa perceber que as boas decisões não dependem da confiança ou da tranquilidade. Tais aspectos são decisivos na execução dos diferentes gestos técnicos. Não intervêem, porém, na tomada de decisão. Um jogador tranquilo e confiante, tenderá a ter mais capacidade para colocar em prática a decisão tomada. Não em optar por uma melhor decisão. Estar tranquilo não aumentará a percepção do jogador sobre o jogo. Não lhe permitirá saber qual a melhor forma de resolver cada situação. A tranquilidade e a confiança, incidirão na parte técnica, na performance do gesto técnico. Não na compreensão mental do jogo. A decisão será exactamente a mesma, aumentando no entanto, o potencial de sucesso da mesma (Di Maria confiante, continuará a tentar driblar os 11 adversários. Passará somente a ter maior sucesso na sua má decisão), em virtude de se estar mais ou menos confiante.

Por isso, caro Ulisses, esse brilhantismo que dizes ter sido hoje alcançado, poderá mesmo ser o máximo a que uma equipa sua poderá almejar.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*