A Mudança de Pochettino na Remontada para a História

“Para vencer jogos especiais, tu precisas de te adaptar e às vezes, ir contra a tua filosofia. (…) O Blind não soube lidar com Llorente, a linha defensiva do Ajax não soube lidar com a bola longa e a Estratégia venceu a filosofia.”

José Mourinho, num programa pós-jogo da Bein Sports

Após uma péssima primeira-parte do Tottenham, onde forçou a saída curta perante o pressing do Ajax, Pochettino lançou Llorente com o intuito de alternar entre uma construção mais curta e uma mais longa, deixando assim a equipa holandesa mais desconfortável pela capacidade aérea do avançado espanhol de vencer a primeira bola.

A entrada de Llorente alterou o plano inicial e não poderia ter sido uma decisão mais acertada e inteligente de Pochettino. Inteligente porque o treinador argentino sabia o que o avançado espanhol poderia dar ao jogo assente numa construção longa que deixasse o adversário desconfortável. A isto, a colocação de Llorente do lado de Blind (pela sua estatura e dificuldade no jogo aéreo) permitiu aos ‘Spurs’ instalarem-se no último terço e garantiu, assim, condições para a reviravolta histórica e inédita do Tottenham. O Avançado dos ‘Spurs’ venceu 13 duelos aéreos dos 17 que dispôs ao longo de toda a segunda-parte, um recorde na actual Champions League. O Tottenham chegaria ao golo da vitória numa bola longa que Fernando Llorente vence e que acabaria nos pés de Lucas Moura para o seu hat-trick.

No Alto Rendimento, a Estratégia serve, também, para deixares o teu adversário desconfortável naquilo que são mais fortes. A mudança de Pochettino revolucionou a toada do jogo. Deixou o adversário desconfortável, na medida em que, tirou a bola a uma equipa que não vive sem ela. Maurício alterou a estratégia inicial, sob pena de morrer com a sua ideia, optou por um plano alternativo e levou a sua equipa à glória. Se o Tottenham tinha entrado em falso na 1ª mão, o resgatar da eliminatória tem Pochettino como grande obreiro.

Sobre Pirlo 128 artigos
Apaixonado pelo jogo e pela análise. É o pormenor que me move na procura do conhecimento. Da análise ao jogo, passando pelo treino, o Futebol é a minha grande paixão.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*