Flamengo x Palmeiras – De Jesus a Scolari na luta pelo Brasileirão

Nesse domingo teremos o encontro mais esperado do Campeonato Brasileiro: Flamengo x Palmeiras. São duas equipes gigantes do futebol do Brasil, porém, estão destacadas (O Brasil tem 12 equipes grandes) atualmente pela capacidade financeira que esses clubes desenvolveram nos últimos anos. Capacidade essa que possibilitou as equipes contratarem jogadores de um patamar elevado para qualificarem seus respectivos elencos e vem brigando sistematicamente pelas primeiras colocações das competições que disputam, não à toa, são atuais Campeão (Palmeiras) e Vice-Campeão (Flamengo) do Campeonato Brasileiro.

Apesar do jogo em si já ser de grande apelo pelo fator acima citado, o contexto, por vários aspectos, potencializa o encontro, enquanto o Flamengo passou as meias-finas na Libertadores da América, o Palmeiras foi eliminado pelo Grêmio em casa após chegar a estar vencendo o agregado de 2×0 e caso tivesse avançado encontraria justamente o Flamengo na competição, então com a moral baixa, vencer o principal rival em competições nacionais no país hoje, é uma forma de recuperar-se. Outro aspecto que torna o jogo interessante, é o fato do Palmeiras ter dominado a liderança da competição a maior parte do campeonato e hoje o líder ser justamente o Flamengo (Palmeiras, no momento, é terceiro colocado). O que joga contra a equipe do Rio de Janeiro é a quantidade de jogos decisivos em um espaço de tempo curto com longas viagens nesse tempo, o que pode gerar desgaste para o jogo de Domingo, em 34 dias foram 9 jogos e jogos importantes: dois derbys, vitórias contra Botafogo e Vasco; duas viagens longas ao Nordeste, derrota para o Bahia e vitória contra o Ceará e vitória em casa contra o fortíssimo Grêmio, além dos confrontos de ida e volta das oitavas de finais da Libertadores contra o Emelec e mais dois confrontos de quartas de finais da Libertadores contra o Internacional.  O tempero final e, talvez, mais interessante desse confronto, é o duelo de estilos entre Jorge Jesus e Felipão. Enquanto o treinador rubro-negro encontra-se em alta com adeptos e impressa, elogiado pelo jogo de domínio da posse, criatividade na construção, bastante mobilidade dos meias ofensivos e grande fase que vive sua dupla de ataque, o treinador do palestra Itália (antigo nome do clube devido as origens italianas) vem sendo bastante criticado pelo jogo direto, por muitas vezes pular as fases de construção em busca da disputa da primeira e segunda bola, por abusar de cruzamentos e arremessos laterais diretos na área, quando tem em mãos um grupo de jogadores que é capaz de jogar um futebol diferente, mais envolvente e convidativo.

O que esperar do jogo?

A minha aposta é o Flamengo tendo mais a bola que o Palmeiras, além dos estilos, por jogar em casa, com o objetivo de atrair os médios do adversário para jogar as suas costas e achar os jogadores mais talentosos no corredor central, de frente para o funil, com algum tipo de vantagem. O Palmeiras em bloco mais baixo, preenchendo o entrelinhas com dois médios a fim de evitar a entrada da bola no setor forte do Flamengo, saindo em transição rápida, buscando os corredores laterais com o propósito de colocar seu melhor jogador, Dudu, em condição de 1×1 e buscando seu ponta de lança de referência por onde passam quase todas as jogadas.

Vejamos no vídeo:

Texto e Video de Rafael Marques
rafaelmarquesfutebol@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*