Loum, o Senhor dos duelos

Sérgio Conceição juntou-o a Danilo, mas talvez possa ser mais uma alternativa ao médio português do que propriamente um casamento feliz entre dois jogadores cujos traços são demasiado parecidos.

Apesar da destreza e aparente facilidade com bola, Loum define demasiadas vezes mal o passe – Fá-lo sem pensar muito no que se seguirá após a sua acção, mas antes por fazer. Não é portanto um jogador com qualidade extra para alimentar as zonas de criação, mas antes um elemento de traços marcadamente defensivos – Mesmo que a capacidade para galgar metros também faça parecer o contrário. Tudo uma questão de tomada de decisão.

Sem bola, Loum mostrou-se a um nível alto sempre que teve de enfrentar duelos e chegar rápido. A cadência da sua passada impressiona, bem como a forma como recupera bolas – Falta posteriormente entregar com mais ideias. 15 duelos ganhos e 7 recuperações da posse.

Está difícil criar contra o FC Porto. A Sérgio Conceição cabe mediar o equilíbrio entre o que não se permite ao adversário, com o que cria a sua própria equipa, com a certeza de que ganhou mais uma opção no seu plantel.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. “Loum define demasiadas vezes mal o passe”, uma afirmação bastante injusta tendo em conta o numero de jogos que o Loum tem com a equipa principal. Mesmo neste video é possível ver decisões de passe excelentes. Inclusive um passe que colocaria o Marega de frente para a baliza caso esse não fosse um tosco no domínio da bola.
    Basta rever os jogos que o Loum fez no Moreirense para se ver a qualidade de construção.
    No entanto acho que seria mais util usa-lo como substituto do Danilo e usado como primeiro/segundo momento de construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*