Um Estoril de 1ª

A época 2020/21 da 2ª liga Portuguesa vai ficar marcada por uma equipa que se destaca tanto na sua classificação como na forma como joga.

A 6 jornadas da conclusão do campeonato, o Estoril encontra-se com uma vantagem de 11 pontos para o segundo classificado, é o melhor ataque (48 golos) e a melhor defesa (19 golos), e a equipa com mais jogos sem golos (15 jogos). Acrescentando a este trajeto, é uma equipa que atingiu as meias-finais da Taça de Portugal.

A nível qualitativo, é uma equipa bem trabalhada, tanto ofensivamente como defensivamente, por Bruno Pinheiro e a sua equipa técnica.  Vejamos de seguida os processos chaves que tem levado ao Estoril a apresentar um futebol pensado e com “porquês” evidentes.

Fase Defensiva

Defensivamente, o Estoril é marcado por processos solidificados, com estabilidade e por uma grande entreajuda por parte de todos, mostrando ainda ser uma equipa equilibrada e com uma boa perceção do que fazer consoante a situação e o momento de jogo.

Fase Ofensiva

“Eu não concebo uma posse de bola, no sentido de ter a posse de bola. Para mim só faz sentido trabalhar a bola para quebrar linhas, para progredir no campo enquanto equipa”

Bruno Pinheiro, Estoril TV (2020)

Ofensivamente, é uma equipa com muitas soluções (variabilidade) de jogo para o portador da bola, sendo uma equipa que procura avançar no terreno com a procura de: Jogadores de ligação / Espaços livres / Variação de flanco; e chegar à baliza adversária com objetividade e “agressividade” ofensiva.

“Um jogo perfeito é um jogo que se consiga apresentar o que se trabalhou e que não muda; é controlar o jogo com a bola; é conseguir chegar com regularidade, fluidez, normalidade ao último terço adversário. E impossibilitar que o nosso adversário consiga criar hipóteses de golo de forma organizada, se as tiverem que seja pelo caos, por uma situação momentânea, mas não de uma forma regular; que sejamos nós donos e senhores da bola, mas não uma posse de bola no sentido de posse por posse, mas uma posse com objetividade.”

Bruno Pinheiro, Estoril Tv (2020)

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*