O lateral mentiroso

A expressão extremo mentiroso celebrizou-se quando, em 2007, Jesualdo Ferreira começou a utilizar Lisandro López partindo da ala esquerda. No papel o voluntarioso argentino era extremo, mas na prática Licha era um avançado que raramente utilizava o espaço exterior. Pegando na expressão e adaptando-a ao que se passou na passada quarta-feira em Alvalade, é olhando para o primeiro golo do Ajax que se repara num lateral mentiroso. Depois de dissecada a vitória dos neerlandeses frente ao campeão nacional ficaram nos holofotes a mágica circulação de bola da equipa de Erik ten Hag, a enorme capacidade de todos para se envolverem e tirarem grande vantagem de espaços curtos e a irreverência juvenil com que tocam, tocam e tocam sempre com a progressão em mente. Obviamente, não passou despercebida também a aparente facilidade com que o Ajax contornou a pressão leonina – que se apoiou em 4 elementos: Nuno Santos, Paulinho, Jovane e Mateus. E se Jovane ficava mais preso ao lateral-esquerdo (Daley Blind), Mateus colava-se ao médio que descia, enquanto que Nuno e Paulinho cobriam os dois centrais. E se contamos bem isto faz um 4 para 4 deixando uma das alas de fora (procedimento comum na pressão).



Tudo certo não fosse a matreirice de Ten Hag na posicionamento do seu lateral-direito. Nossair Mazraoui e o seu invulgar raio de ação foram a chave inicial para a equipa dos Países Baixos começar a desenhar uma expressiva vitória. Na saída-de-bola, o marroquino foi um verdadeiro magic-man, aparecendo sempre onde a pressão do Sporting não chegava. Mostrou-se ao meio, conduziu e aproveitou o afundar de Antony a prender Rúben Vinagre. Depois, aproveitou o posicionamento mais central para conduzir a jogada que originou o primeiro golo. E fê-lo de forma sublime, ao fixar e desambaraçar-se de dois elementos para depois tabelar, quebrando uma linha que deixou Antony em perfeita posição para assistir para golo. Mazraoui é assim mais um nome a juntar à extensa lista de jogadores a observar, e a augurar futuro promissor, no campeão neerlandês. E o facto de ser lateral não o inibirá por certo, tal é a forma como mente na sua posição.

Depois do Sporting ganhar a bola e aliviar, Mazraoui aproveita a bola ganha pelos centrais para iniciar uma jogada com uma capacidade técnica invulgar, digna dos melhores médios

Rating: 5 out of 5.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*