Porto, cuidado com este Leão

Há 3 anos, Rafael Leão saiu do Sporting aos 19 anos com apenas 3 jogos realizados no nosso campeonato. Um avançado-extremo com muito golo na formação, talentoso, com condições físicas extraordinárias e raras (1,88m mas muito rápido e coordenado), o jovem português saiu para o Lille onde iniciou, juntamente com outros jogadores de qualidade, o trajeto que originaria o Lille campeão de França. 24 jogos e 8 golos na Ligue 1 chegaram para que o Milan o resgatasse por cerca de 30M de euros, num projeto de renovação dos italianos que tem mostrado ser paciente, mas com sucesso.

Rafael Leão, mais um fruto da geração portuguesa de 1999, tem sido parte dessa renovação. Com um percurso algo irregular devido a lesões e algumas exibições menos conseguidas, mas muito participativo (60 jogos na Serie A nas últimas duas épocas), o jovem português tem melhorado bastante algumas das críticas que se lhe apontavam, ao mesmo tempo que vai estando cada vez mais adaptado ao futebol senior de alto nível. Esta época, aos 22 anos, está a fazer um início de temporada fantástico. Partindo da esquerda, onde parece ser a zona em que se sente mais confortável, o jovem português tem juntado a sua habilidade e irreverência técnica com toda a explosão e aceleração que tem para contribuir diretamente para o sucesso dos milaneses. Combina bem com Theo Hernandez no corredor, tem sempre Brahim Diaz por perto para jogar em apoio, e sempre com investidas no 1vs1 que destroem qualquer defesa da Serie A (ou da Liga dos Campeões, como se viu em Anfield).

Na última semana, o jovem português teve 3 testes de alto nível: Lazio, Liverpool e Juventus. Em todos eles esteve ativo no ataque e até defensivamente, e deixou pormenores que mostram porque sempre foi considerado um talento diferenciado dos restantes. As comparações (nem sempre acertadas) com Mbappe continuam a aparecer, muito pela técnica de drible e aceleração, e o jovem português vai mostrando que tem muitas condições para chegar a patamares ainda mais elevados e assumir-se como uma das estrelas deste novo Milan. Daqui a umas semanas, o Milan e Leão visitam o Futebol Clube do Porto para a Champions League, e fica o aviso para João Mario, Manafa e companhia. Ficam então os melhores momentos da semana do jovem português, em três jogos de alto nível:


Rating: 5 out of 5.
Sobre RobertPires 84 artigos
Rodrigo Carvalho. 26 anos, treinador adjunto-analista nos San Diego Loyal, EUA. @rodrigoccc97 no Twitter.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*