Um Sporting eficaz frente a um Moreirense fiel as suas ideias

Nesta nona jornada do campeonato, o Sporting apresentou-se a este jogo com claro favoritismo. Favoritismo esse que não se traduziu dentro de campo por mérito do Moreirense que se mostrou fiel às suas ideia. Amorim trouxe para este jogo uma estrutura em 5-2-2-1procurando conciliar Pote, Sarabia e Paulinho na procura de desbloquear a estrutura de Moreira de Cónegos.

Posicionamento Pote e Sarabia

Por muito que se possa dizer que Pote não esteve no seu melhor dia é pertinente dizer que tanto o seu posicionamento como o de Sarabia são vistos por Amorim como a chave para desbloquear a organização defensiva adversaria. Posicionados numa zona de “ninguém” entre a linha media e linha defensiva adversária, ,procuram criar desadaptações no adversário. Convidando os centrais adversários a saltar explorando depois com contra movimentos. Este posicionamento permite igualmente uma ligação muito positiva entre o corredor central e lateral, criando várias associações entre Pote, Sarabia e Porro, Nuno Santos. Importante realçar igualmente que a proximidade entre Pote e Sarabia permite ao Sporting saltar zonas de pressão, graças a qualidade técnica de ambos.


Fragilidades em organização defensiva
A equipa leonina apresentou-se para este jogo no 5-2-2-1 em organização defensiva. Porém como pôde isso se materializar dentro das 4 linhas?
Como habitual o Sporting procurou, numa primeira fase da partida, condicionar a fase de construção adversária, posicionando os três homens da frente (Pote , Sarabia e Paulinho) na pressão deixando só o guarda-redes adversário como jogador livre. Desta forma, ele acabou por ser utilizado pelo Moreirense para facilitar a circulação. No entanto,face aos problemas causados pelo Moreirense na sua saída pelo corredor lateral, atraindo desta forma Pote e Sarabia a pressionar os centrais e criando uma situação de 2vs1 nos corredores laterais, algo que foi muito explorado por Abdu, Walterson e Rodrigo Conceição. Este comportamento do Sporting acabou por ser corrigido procurando acima de tudo impedir o adversário de progredir por corredor lateral ,com Pote e Sarabia a fechar as linhas de passe para o corredor lateral

HOMEM DO JOGO:

Homem do jogo

Sarabia
Não engana, craque, sacrificado por Amorim 68 minutos, numa substituição onde O treinador procurava solidificar a ocupação central. Num jogo onde as 2 equipas estiveram bem mas com pouca chegada ao ultimo terço, Sarabia demonstrou o que já lhe era reconhecido, leitura do espaço e de jogo perfeita e uma já adaptação a ideia de jogo leonina.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*