Criatividade, sinónimo de liberdade

Muito se ouve no futebol e na vida , a palavra ”criatividade” ,uma palavra que se refere a algo mágico, único…podemos definir a criatividade como a capacidade de criar/invetar algo novo. No futebol a criatividade refere-se a capacidade de tomar decisões incomuns criadas pelo nosso inconsciente no ”aqui e agora”. Do ponto de vista do treino o objetivo passa por tentar criar jogadores e equipas autónomas que se possam organizar para adaptar-se a imprevisibilidade do jogo.

O FUTEBOL EXIGE QUE OS JOGADORES SEJAM CAPAZES DE ORGANIZAR AS AÇÕES EM FUNÇÃO DO CONTEXTO.

Sendo a criatividade o conceito mais importante do futebol, será algo que se treina? algo que se possa desenvolver?

Não é certo que a criatividade seja passível de ser treinada ,é no entanto possível de a ESTIMULAR. Tendo em conta que as etapas de formação não se podem recuperar ,cabe por isso aos treinadores de futebol infantil criar estímulos.

Princípios metodológicos que estimulam a criatividade:

Imagem
Zico…..

Simplicidade: Levar de forma não consciente e simples o jogador a encontrar respostas a situações complexas do jogo(economia neurobiológica)

Coragem: O jogador criativo esta mais exposto as criticas ,é por isso necessário deixa-lo errar sem no entanto restringir o jogador ,fornecendo-lhe assim pouco a pouco coragem para se expressar. VALORIZAR INICIATIVAS

Variabilidade: convidar jogadores a inventar novas soluções criando novos problemas ,adaptar contexto (posições, espaço, tempo… propensões )

Liberdade: Criar contexto futebol de rua = aprendizagem natural do jogador permite cometer erros criar, arriscar, desenvolver ideias. DEIXÁ-LOS JOGAR

O que restringe a criatividade

” La tarea más importante en las divisiones menores no es construir la creatividad, sino evitar que los niños la pierdan”

Guardiola
  • Extinção futebol de rua: Permitia um desenvolvimento natural do jogador
  • Pouco tempo de futebol: tempo de relacionamento com bola tem que ser diário ,criar experiências
  • Aprender futebol com repetições: restringe possibilidades criativas
  • Mecanização do jogo: obsessão treinador em ter jogo ordenado, conduzindo em demasia comportamento dos jogadores tornando-os dependentes
  • Feedback treinador: Provoca medo de errar(marcador-somático)
  • Organizaçao/Ordem: Ordem torna-se previsível e limitadora,organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir a finalidade.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*