FC Porto. Incursão pelo mercado.

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Guarda Redes

A contratação de Beto só não será surpreendente, se entretanto, surgir uma proposta por Hélton ou Nuno. Não faz sentido ter no mesmo plantel, três guarda-redes com algum estatuto.

Defesa

Gorada aquela que seria uma das mais extraordinárias transferências da história do futebol (atendendo ao binómio preço-qualidade), o FC Porto fica com um problema por resolver na lateral esquerda. Ter no mesmo plantel Álvaro Pereira (será, com naturalidade, o titular) e um jogador que, aparentemente, foi avaliado em 15 Milhões de Euros é uma péssima medida de gestão. Haverá sempre, um jogador, demasiado descontente e desvalorizado.

No corredor direito, Sapunaru deverá partir, ou Miguel Lopes acabará emprestado. Fucile, continua a ser o melhor lateral do plantel azul e branco.

Maicon e Nuno Coelho reforçam o centro da defesa. Stepanov deverá ser transferido. Se Bruno Alves sair, será demasiado arriscado não contratar um central mais experiente.

Meio Campo

Em Fernando, Lucho e Meireles reside o ponto mais forte do FC Porto actual. Porém, escasseiam alternativas. Tomás Costa e Guarin, têm limitações de variada ordem. Parece obrigatório o reforço da posição 6, e uma alternativa mais válida para suprimir possíveis ausências de Meireles e/ou Lucho.

Ataque

Hulk, Rodriguez e Lisandro são o potencial trio de titulares. Mariano é uma interessante alternativa para a ala. Farías, um excelente finalizador, cujas lacunas o fazem depender do que o colectivo possa produzir. Orlando idem. Varela não parece ser um jogador credível. Se Lisandro partir, a contratação de um avançado de renome, será fundamental.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3046 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. Não sou portista, mas vou dar a minha opinião sobre a constituição do plantel do Porto.

    Baliza – Acredito que a contratação do Beto seja no sentido de colmatar a saída do Hélton. Se se confirmar, o ex-leixonense deverá ser o titular, ficando o Nuno e o Ventura a disputar um lugar na convocatória.

    Defesa – Fucile é o melhor lateral direito do campeonato e só se Jesualdo continuar a implicar com ele é que não será a primeira escolha para o lado direito. Para seu suplente, eu optaria pelo Miguel Lopes, embora também não seja grande fã dele. Do outro lado, Álvaro Pereira é um incógnita e deverá lutar com o Cissokho pela titularidade. No eixo, se Bruno Alves rumar a outras paragens, parece-me indispensável a contratação de mais um central. Rodriguez, do Braga, seria uma opção interessante.

    Meio-campo – Como médio defensivo, Fernando será dono e senhor do lugar, sendo que o fiável Andrés Madrid deve continuar. Como interiores, Lucho e Raul Meireles estão na linha da frente da titularidade; Castro é um miúdo com potencial e deveria fazer a pré-época. Concordo que seja necessário contratar mais um médio, isto partindo do princípio que Leandro Lima e Ibson não serão repescados.

    Ataque – Rodriguez, Lisandro e Hulk são um trio atacante bastante perigoso. Varela e Mariano deverão ser utilizados nas alas, ficando Farías e Orlando Sá como alternativas ao melhor avançado da Liga. Como terceira opção para a faixa ofensiva, eu apostaria no regresso de Hélder Barbosa.

    Saudações desportivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*