Voar como o Falcão sobre os centrais.

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Facilmente se percebeu ser um finalizador notável. Incrivelmente ágil e exímio cabeceador, Falcao demonstrou bem cedo ter as características necessárias para ser bem sucedido em Portugal.
Apesar dos bons traços bem visíveis desde cedo, o colombiano de uma época para a outra evoluiu imenso. Com Villas Boas tornou-se um jogador soberbo nas desmarcações de ruptura (quantas vezes surge isolado perante o guarda redes adversário? Ele que nem prima por ser um jogador especialmente veloz), e também um atleta interessantíssimo nas movimentações de apoio. Incrementou a produtividade em situações importantes como as que passam pela capacidade para segurar a bola, mesmo quando esta chega pelo ar e a sua equipa está longe, e é hoje um jogador completo.
A facilidade com que chega ao golo dá-lhe uma notoriedade cada vez mais justificada e os trinta milhões de euros da cláusula já não são demasiado. Quem pagar para ter Falcao, levará o avançado mais capaz de definir o rumo de um jogo do campeonato português desde Jardel.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

19 Comentários

  1. Quase que arrisco dizer que é mais perigoso de cabeça do que da marca de penalti.
    Incrível a capacidade para colocar a bola onde quer de cabeça!

  2. O "soberbo nas desmarcações de ruptura" é conseguir marcar golos em claro fora-de-jogo e os mesmo não serem anulados?
    A "facilidade com que chega ao golo" é conseguir marcar golos com a mão como foi o ano passado contra o paços de ferreira?
    Um "atleta interessantíssimo nas movimentações de apoio" é ser mergulhador e ver o àrbitro inventar penalties quando cai com o vento (por exemplo, o do setubal esta época)?
    Pertencer a um clube que oferece prostitutas e viagens a àrbitros valoriza em muito a sua evolução?
    Peço desculpa, mas a parte final – "definir o rumo de um jogo do campeonato português " – é a mais enganadora de todas, pois quem o faz como ninguém é o xistra, o olegário, o jorge sousa, o soares dias, o elmano santos, o duarte gomes, o proença, o batista, o vasco santos, etc. Estes são os verdadeiros responsáveis pelas vitorias forjadas do clube do calheiros em Portugal. De resto são beneficiados para o campeonato, para a taça, para a liga europa… por aqui se vê o mérito das vitorias do clube que janta com àrbitros…

  3. PB,
    Por algum motivo, talvez "estilo", sendo "estilo" coisa outra que não estética e uma que não sei dizer bem o que é, gostava mais do Lisandro. Depois do Jardel que em 2001/02 fez a sua melhor época de sempre em Portugal, se tivesse de associar um nome a um "jogador que por si só é capaz de definir um rumo de um campeonato", lembrar-me-ia primeiro de Lisandro e só depois de Falcão. Sendo o Falcão, não obstante, um jogador desse tipo, também.
    Jardel, Lisandro, Falcão. Por esta ordem. Mas novamente, não sei dizer muito bem porquê. Talvez (ou quase seguramente) seja uma questão de gosto pessoal, apenas. Aliás PB, "estilo" pode ser aqui "raio de acção". O Lisandro tinha a singular particularidade de ocupar uma zona vastíssima do campo. Ao centro, esquerda e direita, perto da área, na área, mas também afastado da área. Talvez seja isto: o raio de acção do Falcão é menor.

    PS,
    Não há sítio algum que se consulte onde não se veja a poluição proveniente de comentários imbecis dos incapazes do costume. Incapazes esses, frustrados esses, que não conseguem sair do registo medíocre de desvalorização do sucesso alheio em que permanentemente incorrem.
    Desvalorização, e arbitragens.
    Arbitragens, e desvalorização.
    Ser benfiquista é uma tristeza, e embora seja algo que só os penaliza a eles, em exclusivo, têm o condão de enviesar e poluir qualquer caixa de comentários que se visite.

    Não passam disso, complexados.

  4. Ontem disse a um amigo meu, os movimentos do Falcao deviam ser estudados por especialistas em biomecanica e começar a ministrar treino especifico que visasse uma execução idêntica por parte de jogadores futuros!

  5. Oh fabio vai dar banho ao GM!! Eheheh

    Fora de jogo? Qual do saviola no jogo do tunel?
    Mao? Que do Vata?
    Mergulhos na area? Que do Jara que nem isso bastou?
    Prostitutas e arbitros? Que o Howard King quando ia a Lisboa?

    Anda ca ajudar a esclarecer estas duvidas…

  6. Peço desculpa, mas a taça da amizade foi ontem em Dublin! Acho que alguém estava distraído… então um jogo entre um clube que paga jantares a àrbitros e outro que mete fotografias por baixo da porta do balneàrio dos àrbitros?!? Entre um clube corrupto e outro de aprendizes de corruptos?!? Mas então não se notam semelhanças nos métodos?!? Os traços comuns não sãomais do que evidentes?!? E com os presidentes que são mais do que amigos, tendo até em foruns do braga alguns adeptos se mostrado indignados porque o xalbador desviou uns bilhetes destinados aos adeptos do braga para o seus amigos portistas? E ainda vamos ver quantos jogadores do braga vão para o clube do calheiros… de facto com este espírito não sei se em Dublin foi o jogo dos amigos ou o jogo dos amantes…
    Mas eu compreendo a frustração dos adoradores de corruptos… sem as artimanhas, sem os compadrios e sem os beneficios dos àrbitros ganhavam tanta coisa como o scp, hehehehe.

  7. Ja vi muitos pontaqs de lança a passarem pelo FCP, desde o grande Fernando Gomes, Passando pelo Domingos e Kostadinov, Jardel, Lisandro … mas até a data nenhum me enche as medidas como Radamel Falcao, quer dentro quer fora de campo. A forma como pensa, a capacidade de prever a joigada de um companheiro, a capacidade de impulsão são de outro mundo. Para mim Falcão é o melhor ponta de lança que alguma vez passou pelos relvados portugueses.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

  8. Os outros são complexados porque o nosso presidente não nos deixa ter uma dimensão sequer nacional. Já para não falar europeia.

    Os outros desvalorizam as nossas conquistas embora sejamos nós que apelidemos determinado ano da competição como "campeonato do túnel". Independentemente dos outros terem jogado, porventura, o mais empolgante e espectacular futebol de que há memória desde o ano da nossa fundação, que nem sequer sabemos bem qual é.

    Nós não vamos às finais com golos com a mão porque repudiamos em absoluto a falta de verdade no desporto e estaríamos, em qualquer circunstância, disponíveis para devolver todos os troféus que não tivessem sido ganhos unicamente à custa do nosso suor.

    Lamentamos cabalas como as escutas no Youtube porque apenas visam destruir um homem íntegro com uma forma de estar impoluta.

    E é com esta dignidade que encaramos a vida. São estes os valores que defendemos e que incutimos aos nossos filhos, que serão os homens de amanhã.

  9. Falcão é melhor que jardel. Mais completo.
    Quanto ao melhor anvaçado europeu, não é o segundo melhor nem pensar. Basta veres outros campeonatos. Mas ainda tem tempo para ser.

    Em relação ao comentario anti benfiquista, foi tao mal da parte do benfiquista que comentou como da tua parte em achares que todos os benfiquistas são iguais. Se eu fosse a fazer como tu, chamava.te muitos nomes.

  10. Engraçado o que disse o P. Ungaro. Por ocasião do Porto x Villarreal comentei exactamente o mesmo com uns amigos brasileiros que estavam a ver o jogo.

  11. Já que saíram do tema do post, aproveito para acrescentar algo que um jornalista testemunhou em relação á final de Dublin. Algo que é mais regra do que excepção.

    "Pelo menos dois jogadores da equipa do SC Braga foram aliciados por elementos afectos à estrutura do FC Porto, para facilitar a vitória do FC Porto no jogo da final da Liga Europa.
    Dentro das promessas de aliciamento existem quantias avultadas de dinheiro e uma possível transferência na próxima época para a equipa do FC Porto.
    Os empresários destes 2 jogadores estão directamente envolvidos neste esquema de aliciamento tendo sido os intermediários entre estrutura do FC Porto e os jogadores.
    Os nomes dos jogadores envolvidos foram também revelados pela fonte jornalística, mas por motivos óbvios os mesmos não poderão ser revelados".

    Lima e Rodriguez?

  12. Nao tem argumentos? Para baboseiras… Nao temos dimensao? Ainda bem que nao somos so adeptos das vitorias em Portugal, faz nos mais fortes. Pergunta a estrangeiros por clubes portugueses e o que referem 90% dasvezes em primeiro é o Porto.
    Todos os portistas com destaque (rui moreira, mst entre outros) reconheceram merito ao benfica o ani passado coisa que voces NUNCA fizeram nem farao connosco, nem quando batemos todos os recordes, +21 pontos que o 2o, taca, supertaca e liga europa (com arbitros… Estrangeiros). Agora isso nao nos impede de denunciar a vergonha que foi impedir por quase meio ano dois titulares de uma equipa de trabalhar injustamente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*