Futuro ponta de lança de Sporting e SL Benfica?

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Trinta e três golos. É esta a soma do número de golos marcados por Bojinov, em conjunto com Bendtner nas últimas quatro épocas, nas Ligas em que participaram.
Até aqui, onde nem se valoriza em demasia determinados dados, como o número de golos e assistências obtidas, ficamos preocupados. Os números podem ser de facto assustadores. Mais ainda se pensarmos que o jogador que o SL Benfica tem preparado para substituir Cardozo, obteve nas últimas quatro épocas menos golos (vinte e um) que os que o paraguaio somou somente na última. Ou se nos recordarmos que se crê que Postiga não serve, precisamente porque não é um finalizador de excelência.
Os dados não podem, obviamente, servir para traçar a qualidade dos jogadores. Não é a capacidade de finalização que determina o valor do jogador. Essa deve ser vista como um extra. Todavia, se nos recordarmos do perfil de avançado que quer Sporting, quer Benfica pretendem, não serão os alvos definidos verdadeiros tiros nos pés?
Jorge Jesus já referiu inúmeras vezes que gosta de ter um avançado que sirva como referência na área. Alguém capaz de finalizar com elevada qualidade o caudal ofensivo, criado por outrém. Domingos se pretende de facto outro avançado, dificilmente tal não pode ser dissociado da percepção que terá da menor capacidade de finalização de Hélder Postiga. É que o português é bastante apto em tudo o mais.
Importante reforçar que o texto não pretende, de forma alguma desvalorizar o valor quer de Bojinov, quer de Bendtner. Como poderia tal ser verdade, se nunca foi possível assistir a um minuto que fosse de um jogo em que o búlgaro tenha participado. E de Bendtner, a imagem guardada até é extremamente positiva.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3251 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

9 Comentários

  1. E se somar ai os golos do Nuno Gomes e do Postiga nas ultimas epocas? Chega aos 50 golos?

    Que há-de vir não é grande coisa, os que cá estão são ainda piores…se atendermos só aos numeros, que é o exercicio feito neste post.

  2. Não me parece que o Sporting procure um finalizador, visto que, para isso, foi buscar o RvW (avançado de área, 9 clássico).

    Já este Bojinov parece-me ser o tipo de avançado que Dayro Moreno também era, mais solto e móvel, com capacidades para jogar também descaído sobre a ala.

    Duvido que o perfil seja esse. E o Lima também não era um finalizador puro, sendo aposta de Domingos…

  3. Sim. E pessoalmente até acho que se tudo der certo com o av holandês, o Sporting teria tudo a ganhar com um av. forte técnicamente e veloz. Mais, do que por se destacar por ser um finalizador.

  4. Para que comentar pseudo notícias? Hoje no expresso vem que o sporting está interessado no Trezeguet ou no Iaquinta… comentamos?
    São dois bons pontas de lança… eu prefiro o Iaquinta… mas…
    Vamos esperar, vamos falar do que é conhecido. Melhor: eu prefiro falar do que é conhecido.
    Eu sei que é tentador falar de conjecturas mas… tenhamos calma!

    Abraço,
    -P-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*