Fala Costinha

Costinha, treinador do S.C Beira Mar acedeu ao pedido do Posse de Bola e do Lateral Esquerdo para responder à algumas questões.
O antigo internacional português deixa assim algumas respostas e alguns segredos que prefere não revelar, por agora.


1 – Porquê o 442 losango?

Porque permite ter controle do jogo na zona central além de uma posse de bola mais intensa ( isto se equipa adversaria jogar com 2/3 médios)
2 – Qual é a característica mais importante num jogador de futebol?

A inteligência
3 – Qual o jogador com quem partilhou o balneário (colega ou seu jogador) que mais o impressionou (dentro do relvado) e porquê?

Vários . Destaco Jorge Costa porque nunca falhava um treino mesmo se estivesse lesionado e porque exercia a função de capitão todos dias e com todos de igual forma.
4 – Que variáveis considera quando constrói um exercício? E que importância dá ao “jogo” (não necessariamente o 11×11, mas 7×7, 8×6, o que for, mas jogando) no processo de treino?

Passam todas primeiro pela nossa forma de jogar depois adaptadas as nossas melhores qualidades individuais que por sua vez têm de fazer um colectivo forte. O resto é segredo…
5 – Qual o momento (ofensivo / defensivo) que dá mais primazia no processo de treino e porquê?

Guardo para mim …
6 – Que preocupações com os feedbacks durante o treino? Alguma estratégia?

Sim tento sempre transmitir que se não se treinar a pensar no jogo, o jogo nao sairá da forma como o preparamos, além disso e importante sensibilizar os jogadores que muitas das más acções dos jogos advém dos treinos.
7 – Em que se centra durante a palestra que antecede o jogo? E na do intervalo? E no final?

Sempre na motivação , concentração e moderação.
8- Quem é para si o melhor jogador da liga portuguesa?

João Moutinho
9- Porquê?

Porque joga sempre numa rotação alta, é muito inteligente na abordagem do jogo , domina  a jogada ofensiva / defensiva e posse/controlo desse mesmo jogo.
10- Quem é para si o melhor jogador do mundo?

Cristiano Ronaldo
11- Porquê?

Porque pensa o treino como o jogo , porque decide um jogo a qualquer altura , porque sozinho carrega uma equipa , porque mesmo em baixo forma consegue ser melhor que um bom jogador e porque se prepara /aperfeiçoa diariamente para a profissão que exerce.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*