
Pep a incutir um estilo que dá primazia à inteligência na Premier League.
A pausa e paciência na construção. As ligações e decisões inteligentes, a demonstrarem qualidade pela forma como “brinca” com a oposição. Um jogo a mover adversários da exacta forma como a equipa do City pretende como se movam, para então colocar no relvado o que idealizou como perfeito para os “matar”.
Apesar de um domínio avassalador, que encostou a equipa do Brighton completamente à rectaguarda, não estava fácil criar lances de golo iminente. Porque adversários a darem pouco espaço e sempre com muita presença física atrás.
É conhecido o acreditar que ter laterais profundos, pressionar alto e outros chavões são sempre o que mais aproxima do sucesso, por quem tende a acreditar em fórmulas fixas para se ganhar, ou para se ser melhor. Contudo, tudo no jogo é enganar e aproveitar ao máximo a forma como condicionas o adversário. Com tantas dificuldades para furar organização defensiva adversária, resolveu o jogo o City no momento em que “brincou” mais um pouco com o adversário, enganando-o por fazer diferente.
Que melhor estratégia para criar do que deixar jogar quem não sabe jogar? Sim, se pressionar a todo o instante deixa o adversário sempre fechado e se está difícil entrar numa equipa que agrupa onze nas imediações da sua grande área, que melhor forma do que convidar adversários a abrirem para matar com mais espaço após recuperar?
Agradecimento muito grande à mais de uma centena dos que já se juntaram a nós no Patreon. Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda para que possamos manter periodicidade das publicações é passar por lá. Agora também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com.
P.S. – LIGA FANTASY GRATUITA do Lateral Esquerdo (dá para descarregar também a App para o telemóvel! INSCREVER ANTES QUE NUNCA MAIS NOS APANHAM NA CLASSIFICAÇÃO!!!
Quem quiser juntar-se a nós, basta clicar : LATERAL ESQUERDO FANTASY. O Código (Toke) para aderirem é: LatEsq18
Boas. Sigo o vosso trabalho e tenho somente apreciado mas hoje tenho uma questao: É errado pensar que o Benfica de Rui Vitoria tambem segue a premissa de deixar jogar uma equipa fechada para depois fazer o mesmo que no 1o golo do City? Cumps
já vi acontecer, sim.
Discordo totalmente do pensar descrito, se assim fosse porque não abordou desde o 1º minuto de jogo com essa finalidade; deixar jogar “quem não é competente em jogar, criar”? Não estou a ver Pep ir para jogo sem ver, rever e voltar a ver o comportamento tipico do adversário.
Porque não é esse o seu jogar! Na 2a parte até ao golo o City nem deixou respirar. Não estava a conseguir furar… e chegou ao golo por outro lado… é ser inteligente e adaptar ao longo do proprio jogo. Fazer coisas diferentes dentro do mesmo jogo…
Parece-me que o 1 golo nasceu de uma recuperação aleatória, discordo que tivesse baixado o bloco intencionalmente para recuperar e depois jogar com o espaço “adquirido”. Concordo em absoluto com “não é esse o seu jogar” e o futebol agradece por ele ser assim. Veremos se continuará com este sistema, na procura de consolidar o seu modelo, pressing sempre muito alto, recuperação e pausa, depois é um regalo ver o abrir das “latas” uma mais capazes/resistentes do que outras.