Grimaldo, e o trabalho invisível de Jonas

As situações de finalização são criadas por toda a equipa e não apenas pelo ataque. É preciso abrir espaços nas zonas de construção

Sérgio Conceição

Na Vila das Aves o Benfica rubricou o seu melhor jogo fora de casa na presente época.

Por mais de uma ocasião foi capaz de ligar o seu jogo pelo espaço interior, chegando às costas dos médios adversários, enfrentando portanto menos oposição, e porque por dentro, com possibilidades várias de chegar à baliza.

Uma das ocasiões em que tal sucedeu foi na génese do segundo golo dos encarnados.

O trabalho de Grimaldo é bem visível e importante, desmontando em posse a organização adversária, pelo drible, sendo novamente o primeiro e tantas vezes decisivo desequilibrador ofensivo do jogo.

Não tão visível o movimento de arrastamento de Jonas que permite a Augusto receber nas costas da linha média adversária e a partir dai orientar ataque para dentro, onde Jonas com espaço procurou a finalização de uma zona onde tantas vezes faz a diferença. O término do lance é uma felicidade proveniente de um ressalto. Todavia, o mais difícil foi feito antes.

A diferença ofensivamente faz-se em cada metro, e não apenas nos jogadores mais adiantados e / ou que têm a bola nos pés.

 

3 Comentários

  1. Coisas com que fiquei a impressã: Jonas veio muito mais atrás nesse jogo ajudar o meio (não foi só nesse lance); Filipe Augusto apareceu muito mais solto a dar linhas de passe e a dar bolas verticais (algumas boas antecipações dos adversários, mas o Brasileiro a mostrar-se muito mais do que um Fernando Aguiar desta vida). Confere ou isto já vai no patológico para o meu lado?

  2. Fazer avançar Grimaldo. Não sei se já alguém lançou esta hipótese mas parece-me que colocar Grimaldo a médio/extremo esquerdo poderia fortalecer o futebol do Benfica. Garantia mais posse, mais capacidade de ruptura através de combinações com Pizzi e sobretudo com Jonas. Melhor definição dos lances e, em simultâneo maior consistência defensiva (fruto da sua posição actual).
    Uma simples mudança que poderia mexer muito com a equipa sem que fosse necessário proceder a alterações radicais na equipa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*