Anatomia de um golo – Trabalho de Jonas com Raul

Benfica's Franco Cervi, left, celebrates with teammates Raul Jimenez and Jonas, right, after scoring the opening goal during a Portuguese league soccer match between Benfica and Vitoria de Guimaraes at the Luz stadium in Lisbon, Saturday, May 13, 2017. (AP Photo/Pedro Rocha)

Abordei no texto anterior as dificuldades que o Aves colocou ao Benfica, porque somente deixava receber de frente para o jogo os médios encarnados, em zonas mais baixas, e a alteração de sistema de Rui Vitória, que veio contribuir para encostas mais na rectaguarda a equipa de José Mota, pelo trabalho posicional dos dois avançados encarnados.

No golo que abriu um jogo que se complicava, o desequilíbrio inicial de Zivkovic, que para ter bola de frente para o jogo a teve de vir buscar ao pé do central, e a partir daí então, o trabalho de movimentos de Raul e Jonas, que permitiram ao mexicano ficar enquadrado com a baliza adversária já bem dentro do último terço e obrigar então defesa do Desportivo a fazer contramovimentos – Baixar – Subir. E ser por fim, apanhada sem possibilidade de impedir o golo dos encarnados.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3421 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*