Os senhores da Champions

Liverpool's Mohamed Salah, right, celebrates scoring his side's second goal of the game with Roberto Firmino during their Champions League, Semifinal first leg soccer match at Anfield in Liverpool, England, Tuesday April 24, 2018. (Peter Byrne/PA via AP) Britain Soccer Champions League

Num texto para um projecto que está a arrancar, referi-me a alguns dos jogadores, que menos reconhecidos na elite do futebol mundial poderiam ter um impacto grande sobre os jogos que faltam disputar na Liga dos Campeões.

Do Liverpool destaquei Firmino.

Firmino é um dos jogadores mais subvalorizados na actualidade. Porque não soma uma quantidade astronómica de golos, parece não se reconhecer os devidos créditos aquele que é o jogador que mais faz jogar a equipa de Klopp.

Parte da posição de avançado centro no momento defensivo, mas com bola é o centro de todo o Liverpool. Seja em organização ofensiva ou em transição, baixa sempre metros para participar na fase de criação. É a referência maior dos reds para receber, e posteriormente dar seguimento e guiar o ataque da máquina trituradora de Klopp. É um avançado centro que se move, e define como um dez.

É dos seus movimentos e da forma como toca a bola e toma decisões, que Salah e Mané surgem em momentos de maior notoriedade. Um autêntico playmaker que parte da posição mais avançada do campo para fazer jogar a equipa.

A partida da noite de ontem na Liga dos Campeões voltou a fazer emergir Salah como o senhor mais da época dos reds. Mas, que não se esqueça a importância e qualidade tremenda de Firmino. Desta vez, também a surgir no que mais fica no olho. O último passe e o golo. Definir com qualidade no último terço é assim:

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3720 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

2 Comentários

    • ainda não está nada online… estou a produzir textos, que ainda não estão em lado nenhum… em principio mês que vem poderá estar tudo já cá fora!

      Assim que tiver, e eu tiver autorização, é logo divulgado!
      grande abraço, Gil

1 Trackback / Pingback

  1. O nove que é um dez – Roberto Firmino – Lateral Esquerdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*