Modelos – Estratégias – Adaptação. A riqueza da nossa Liga, e novamente o canto do Simão

Por mais que Jorge Jesus, Luís Castro e outros treinadores de topo em Portugal o refiram, os adeptos em Portugal, habituados aos grandes confrontos Europeus, entre os melhores jogadores mundiais, não o percebem. Mas, é um facto. A riqueza táctica da nossa Liga, encontra paralelo com poucas outras a nível Europeu.

José Mourinho influenciou toda uma geração de treinadores. E por geração, refiro-me não especificamente a um grupo etário, mas a todos os treinadores de nacionalidade portuguesa que chegaram e se mantiveram no topo.

Porque tecnicamente e na tomada de decisão dos jogadores da Liga NOS, estamos a anos luz dos melhores da Europa, fica mais difícil entender e reconhecer o que se faz em termos tácticos e estratégicos pela Liga.

Na jornada passada, um momento muito interessante no Braga x Boavista, revelador da forma como estrategicamente se pensa e se traçam cenários para enganar os oponentes. E como o oponente se mostrou preparado para a surpresa!

Esta é a forma habitual como o Braga defende os seus cantos:

Cinco marcações HxH! Ou seja, a todos os adversários que aparecem na área!

Foi precisamente essa a razão que levou estrategicamente Simão a preparar um canto diferente!
Como se iriam posicionar os jogadores do Braga, perante uma série de jogadores posicionados tal como idealizou Jorge Simão, para provocar constrangimento no adversário?!

E a equipa bracarense, que se mostrou preparada para alterar o seu posicionamento normal e base, para responder ao constrangimento provocado pelo Boavista!

Recebeu informações “secretas”, ou tinha o Braga antevisto tal possibilidade tão remota? Só Abel o saberá!
Uma espécie de jogo do “Gato e do Rato”, entre Abel e Jorge Simão!

 

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*