100 Jogadores a seguir no Mundial – 71 ao 75

Vertonghen, Bélgica

O belga do Tottenham é um dos melhores defesas centrais da prova. Porque à muita qualidade defensiva, expressa no posicionamento quer mais próximo ou mais longe do centro do jogo, nas abordagens defensivas no 1×1 e na imponência com que vence duelos, alia competência com bola, que lhe permite ser o tipo de defesa que mais importa nos dias de hoje. Aquele que inicia desde bem cedo os desequilíbrios do processo ofensivo da sua equipa, seja pela forma como progride e atrai elementos de outras linhas, seja pela qualidade do seu passe.

Kovacic, Croácia

O médio do Real Madrid é um dos muito bons valores da selecção croata, onde deverá surgir como médio mais defensivo, nas costas de Modric e Rakitic. Foge ao perfil morfológico habitual da posição 6. Mais do que vencer os duelos pela sua fisionomia, antecipa para sair em progressão. É um seis com enorme capacidade para fazer a sua equipa jogar, e furar as linhas adversárias, quer através dos seus impulsos em drible, quer pela forma como liga o jog com os espaços mais adiantados em passe. A sua percentagem de acerto em posse é absurda!

 

Fred, Brasil

O médio do Shakhtar que caminha para Manchester é um portento de classe, boas decisões e qualidade técnica. Tudo isto com uma velocidade de execução e de pensamento muito elevada, também.

Para grande surpresa do Brasil, Tite apostou na chegada de Fred à canarinha, e se o enorme médio tiver oportunidade para se mostrar, o impacto poderá ser imediato. Fred é um dos médios do futebol mundial que tem o condão de fazer a sua equipa jogar, e ainda resolver e aparecer nos momentos de notoriedade, seja este o último passe ou a finalização.

Wahbi Khazri, Tunísia 

O médio ofensivo que o Sunderland emprestou ao Stade Rennais, é uma das grandes esperanças da Tunísia para poder sobreviver e deixar boa imagem no campeonato do mundo que decorrerá na Rússia.

Na selecção surgirá como avançado centro, tal como jogou na Liga Francesa, onde realizou uma época interessante. Potência física, e facilidade em sair do 1×1 ofensivo para posterior finalização, Khazri está muito longe qualitativamente das figuras que marcarão o Mundial, mas em si transporta quase todos os sonhos de um país, e muito do que a Tunísia possa vir a conseguir, dependerá da sua performance.

Kolarov, Sérvia

O lateral esquerdo da Roma deverá realizar a sua última grande prova Mundial de selecções, mas aos trinta e dois anos continua com as qualidades que o notabilizaram intactas.

Lateral com grande capacidade para desequilibrar individualmente, mas que prima sobretudo pela forma como se associa aos colegas, e toma decisões, combinando para progredir no terreno. Para quem ocupa um espaço de campo fechado num dos lados, a percentagem de acerto com bola é muito grande, e defensivamente continua a ser competente quer na forma como controla os espaços, quer nas abordagens defensivas.

 

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Trackback / Pingback

  1. Vertonghen, classe mundial para a Luz – Lateral Esquerdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*