Porto Estratégico na Final da Youth League

Um Porto estratégico na meia-final da maior competição de clubes da Formação permitiu surpreender e vencer o Hoffenheim. Mário Silva preparou um 5x4x1 no momento defensivo para controlar a amplitude máxima da equipa alemã em ataque posicional com o recuo de Ndiaye para a linha de 5. A quantidade de elementos que o emblema alemão coloca a atacar a última linha exigia uma adaptação estratégica por parte da equipa portista.

A estratégia de Mário Silva passava, ainda, por pressionar a construção adversária. À saída a 3 do Hoffenheim, o FC Porto colocou os seus alas mais altos para estarem próximos dos três centrais alemães, assim como, a altura dos dois laterais foi, também, importante para condicionar as ligações exteriores. O Porto foi criando inúmeras dificuldades à equipa alemã no seu momento ofensivo, tanto que, acabou a primeira-parte apenas com um remate à baliza portista. Neste pressing, a linha defensiva manteve-se alta para evitar as ligações nas costas dos médios, mas sobretudo para manter a equipa junta. Um Porto muito competente no momento defensivo foi capaz de controlar as ligações ofensivas da equipa alemã.

Ofensivamente, o treinador portista preparou a sua construção em função do posicionamento defensivo adversário que se apresentou num 5x3x2. A saída a 3 com Ndiaye no meio dos centrais ou Fábio Vieira no lugar de um dos dois laterais permitiu sair com qualidade desde trás. Foi, sobretudo, em transição ofensiva que a equipa portista criou mais perigo e garantiu o acesso à final da Youth League, chegando ao terceiro golo numa brilhante jogada de contra-ataque.

O Porto voltaria a reajustar-se após a mudança táctica do Hoffenheim na segunda-parte para um 4x4x2 com Romário Baró a juntar-se a Fábio Silva num primeiro momento defensivo. Um Porto completamente superior ao Hoffenheim carimbou a passagem para a final da Youth. Competência estratégica e a valorização da formação portista marcaram o triunfo dos Dragões. Fábio Silva, Romário Baró e até, Tomás Esteves não tardarão a aparecer no plantel principal do FC Porto após mais uma tarde de promoção da marca portista, mas principalmente da Formação em Portugal.

Sobre Pirlo 128 artigos
Apaixonado pelo jogo e pela análise. É o pormenor que me move na procura do conhecimento. Da análise ao jogo, passando pelo treino, o Futebol é a minha grande paixão.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*