O regresso de Sérgio

Regressou nesta temporada ao FC Porto o médio que Jesualdo Ferreira confessou que quando o integrou na equipa principal dos azuis, ainda com dezassete anos, teve os próprios restantes membros do plantel a comentar com o próprio treinador que “o miúdo joga muito”.

Voltou para o seu habitual lugar ao lado de Danilo e demonstrou estar preparado para ofertar a Sérgio Conceição o que este idealiza em quem preenche aquele espaço – Cadência elevada de passada que lhe permite chegar de um terço ao outro do campo em pouco tempo – Agressividade nos duelos defensivos – Capacidade para ligar as fases de construção com as de criação – Seja na procura do espaço interior, exterior ou do espaço nas costas das defesas adversárias.

Na saída para o ataque foi alternando com Danilo o movimento de aproximação aos centrais (Ficava ou a “6” ou a interior, enquanto Danilo ocupa a outra posição, e Romário Baró permanecia como interior direito), mas foi sobretudo nos momentos de pressão que mais interviu – Fosse no ganho de bolas no ar, ou no antecipar aos adversários directos.

A Organização Ofensiva do FC Porto na sua Fase de Construção

Com bola no chão mostrou-se simples mas com decisões importantes nos momentos mais notórios da partida. Ora veja:


MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS  na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido

Atropelo à velocidade de Rafa – O lado Táctico da Supertaça (aqui)
Adel Taarabt – Nunca apenas porque sim (aqui)
Um Real problema (aqui)

Matriz Táctica do Wolves de Nuno Espírito Santo (aqui)

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. Boa noite! Penso que o Sérgio nunca provou ser o jogador que era projetado quando tinha dezassete anos, e nos dois primeiros jogos oficias desta época vi um jogador a cometer demasiados erros e em que muitas das vezes que comete esses erros, procura simular uma falta. Está longe de merecer um lugar na equipa titular num clube como o FCP. Neste nível não podemos admitir que jogue bem de 10 em 10 jogos, ou que tenha 1 ou 2 passes com qualidade por jogo, neste nível tem que ser mais maduro, mais consistente e mais líder!

    Só uma opinião, abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*