Edmond Tapsoba – O potencial maior da Liga NOS

No programa “Futebol Total” que se inicia de segunda a quarta feira às 22h no Canal 11, referi-me a Taposba como o jogador da Liga NOS de maior potencial fora dos grandes.

Capacidades físicas e motoras tremendas – Força, Velocidade e Agilidade, nível técnico elevadíssimo para a posição que ocupa, e inteligência bem acentuada em quem percebe que mesmo um central quando solta a bola deve acrescentar algo para o jogo ofensivo da sua equipa, bem patente na forma como sistematicamente atrai oposição e explora espaços livres, são traços bem notórios. E traços que quando inexistentes, dificilmente os ganhos que chegam pelo processo de treino são significativos o suficiente. Um jogador lento não se torna rápido, nem um “tosco” se torna um “virtuoso”, mesmo que seja possível incrementar de forma ligeira capacidades.

Naquelas que são as suas lacunas, Tapsoba tem condições para evoluir – Nomeadamente na abordagem defensiva às situações de 1×1, e aos momentos para encurtar espaço ou controlá-lo nas suas costas. E como referiu no mesmo programa João Tralhão (ex campeão nacional, finalista por duas vezes da Youth League e ainda um dos responsáveis pelo processo de formação de jovens jogadores do SL Benfica nos últimos anos), o central do Burkina-Faso já vem denotando essa capacidade para eliminar o que está mal.

Com jogo e processo de treino que o estímule, Edmond Tapsoba tem claramente condições para brevemente estar no patamar seguinte. Tem perfil de jogador de clube grande. Assim referiu João Tralhão no “Futebol Total”


MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS  na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido
ACESSO A TODOS OS JOGOS DO MUNDO

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*