Essa viagem nós fazemos juntos

Desde sempre que o Liverpool é uma das maiores atracções do futebol mundial. Mesmo em períodos difíceis a aura que sempre emanou das gentes de Anfield foi única. Que outro clube no futebol mundial venceria uma Final da Liga dos Campeões depois de uma desvantagem de três golos ao intervalo?

2020 promete marcar o fim do jejum interno. Com os anos Klopp aprimorou aquela que hoje é uma máquina trituradora – Os reforços cirurgicos, sempre pensados para um encaixe perfeito nas suas ideias. Refere muitas vezes o Bruno Fidalgo: “Não são os melhores jogadores do mundo, mas se calhar para o modelo de Klopp não encontras melhor que cada um deles”

Num texto anterior (“Velozes e Furiosos“) trouxe o (reduzido) número de passes e o (reduzido) tempo que o Liverpool precisa em posse para chegar ao golo.

Poderão haver outras equipas no futebol mundial capazes de ter registos parecidos. Há, contudo, uma diferença que… faz toda a diferença! E os separa daquilo que é o trabalho de Klopp, que à data lidera a melhor equipa da Europa.

O Liverpool acelera, mas não parte o jogo! Acelera mas não perde condições para que na perda a equipa esteja afastada. É um jogo de desgaste físico imenso – Por isso o perfil que recruta tem por base os tais traços bem notórios (capacidades condicionais exacerbadas ao máximo! Firmino é a excepção em todo o 11 – Talvez também por isso lhe acente tão bem o papel de Avançado que pensa todo o processo ofensivo, pela forma como baixa para receber a bola entre linhas).

Momento que Fabinho abre o marcador no jogo contra o City – Uma saída ultraveloz em Transição Ofensiva e… EQUIPA JUNTA a preparar a PERDA – Como se tivesse no seu momento de Organização, com coberturas atrás da chegada à área – A tradicional linha de 4 à frente dos 2 centrais

A este propósito – Confirme o video do texto “Nós vamos, mas vamos juntos“, com os olhos bem colados em Van Dijk – Líder da viagem conjunta:

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*