Futebol pelo Mundo

Futebol praticamente totalmente parado à escala global, é momento para virar atenções para destinos mais “recônditos”, e descobrir realidades que possam também ter um potencial que importe.

No dia de hoje arrancou a Liga da Bielorrúsia, e logo com um resultado surpreendente. O “famoso” BATE BORISOV perdeu por três a um, na viagem ao ENERGETIK de Minsk, numa partida onde nem mesmo Stanislaw Drahun, experiente médio da selecção Bielorrussa (11 golos em 66 jogos por uma selecção que não tem o hábito de marcar assim tanta vez).

2019 trouxe um surpreendente DINAMO BREST. Habituado à luta por uma posição entre os seis primeiros, o Dinamo realizou uma temporada incrível que lhe valeu o título de Campeão. De uma assentada bateu o record de pontos da Liga e com isso roubou o título ao crónico Campeão Bate Borisov.

O Campeão Dinamo Brest recebe amanhã o Smolevichi, no início de um percurso que se pretende sirva para revalidar um surpreendente título.

Olhos em Oleksandr Noyok, ucrâniano formado no Shakhtar Donetsk com passagem por todas as seleções jovens do seu país é não apenas uma das grandes figuras do Dinamo, mas da própria Liga. Interior Direito no 4x3x3 do Dinamo Brest, é um jogador que nos faz recordar dos tradicionais “box-to-box”. Capacidade para chegar à frente que lhe permite somar finalizações a cada partida, Noyok soma uma percentagem importante de acerto nas suas acções, sobretudo pela forma como decide e passa, e é também um recuperador nato, permitindo à sua equipa sair posteriormente em ataques rápidos. Na temporada finda somou em média 11 recuperações da posse por cada jogo.

Para quem pretender: DINAMO BREST vs SMOLEVICHI na Moosh.pt

A outra partida do dia é a recepção do Dinamo Mink ao Ruh Brest.

A equipa de Minsk tem sondado os primeiros lugares da classificação. Contudo, desde que o campeonato assumiu por inteiro o sistema de pontuação corrida (em 2015) o melhor que conseguiu foi um segundo lugar. Mesmo que esteja sempre ou no pódium ou próximo. Do outro lado o recém promovido, após playoff Ruh Brest que vai à procura de um início prometedor na sua primeira presença em anos na Liga Maior da Bielorrussia.

No Dinamo Minsk emerge Danilo Campos, um verdadeiro “globetrotter”. De nacionalidade belga, nascido no Brasil, Danilo terminou a sua formação futebolistica no Ajax de Amesterdão, e chegou já aos trinta anos à Liga da Bielorrusia, depois de passagens pela Ucrância, Russia e Turquia.

O extremo nunca singrou de forma clara nas Ligas mais apetecíveis pelas dificuldades que sempre encontrou na decisão final. A temporada passada somou seis golos e foi a de maior rendimento “estatístico”. Contudo, na realidade que enfrenta, a sua capacidade de drible torna-o um dos jogadores mais “excitantes” da Liga, e por ele passará muito do que o histórico Minsk possa conquistar na época que agora se inicia.

O jogo DINAMO MINSK vs RUH BREST está disponível na Moosh.pt

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*