Liga BPI – Série Sul – As repetentes

O Sport Lisboa e Benfica inicia mais uma época com um projeto ambicioso e prometedor. Após restruturação de grande parte do plantel, onde foram oficializadas 10 saídas conseguiu ir buscar Matilde Fidalgo ao Manchester City, reforço de grande calibre, que regressa com a experiência da liga inglesa, e Carole Costa que já representava o Sporting CP desde 2017. Matilde e Carole são presenças regulares na nossa Seleção Nacional e ambas na linha defensiva. O Benfica reforça assim a sua linha mais recuada com dois nomes inconfundíveis do futebol português. O Treinador Luís Andrade conta ainda com Jolina Baessa, internacional holandesa, e o regresso de Carlota Cristo e Carolina Vilão depois de um ano de empréstimo ao Valadares Gaia. Espera-se um SLB acima da média nacional, que entrará nos jogos todos para alcançar a vitória, e que terá um único objetivo: Ser campeão nacional e apurar-se para a Liga dos campeões. Destacar, por último, Cloe Lacasse como a principal figura desta equipa. Será decisiva no momento do jogo onde o Benfica mais vezes se vai encontrar: Organização Ofensiva.

As leoas do Sporting Clube de Portugal transportam ao peito a grande responsabilidade de sairem desta 1ª fase com um apuramento tranquilo. Apesar de estarem na série mais competitiva são, a par do SL Benfica, a única equipa profissional, e contra factos nao há argumentos, no apuramento para a fase final terão de convencer e provar aos seus adversários diretos que estão preparados para os enfretar e ganhar. Como lhes é característico todos os anos, apostam em reforços vindos da formação: Mariana Rosa, Andreia Jacinto e Marta Ferreira. As três jovens entram no mundo dos grandes com muita vontade de se afirmar, apesar de não esperar que tenham muitos minutos já esta época, pois o formato que apresenta a nova liga não dá margem para erros. A treinadora Susana Cova conta com outro reforço de peso, Mónica Mendes, que regressa a portugal após muitos anos lá fora. Passou pelos EUA, Noruega e Itália, traz na bagagem muita experiência e promete ser uma mais valia no o seu país. A sua principal referência ofensiva, agora sem Diana Silva, será Raquel Fernandes, que para além de ser uma desiquilibradora nata, oferece ao SCP velocidade e golo!! O Sporting CP é um candidato ao título!

O Atl. Ouriense apresenta-se este ano como uma equipa que quer lutar pelos 4 primeiros e assim, o apuramento para a fase de campeão. Aumentou o orçamento para 90 mil euros/ano, mais 20 mil que a época passada, o que permitiu colmatar a saída de 8 jogadoras com reforços que trazem ainda mais ambição. Rafaela Souza, Pretona, Laura Spenazzato e Thays Ferrer, que apesar de virem do 2º escalão ( Paio Pires FC) apresentam caracteristicas muito favoráveis para se afirmarem na Liga BPI. A luta vai ser renhida e não se espera um trabalho nada fácil para o Atl. Ouriense. Um clube com tradição, condições e experiência mas que terá adversários à altura. Todos os jogos serão uma final e apesar de não serem favoritos aos 4 primeiros, prometem não se dar por vencidos!!

O CS Marítimo prepara a 3ª temporada consecutiva no 1º escalão e veio para ficar! É, de facto, a equipa que conta com mais logísitca, onde semana sim semana não terá de se deslocar de avião para defrontar os rivais no continente. Essa logísitca será um dos principais desafios da equipa madeirense. Gerir o cansaço, refeições, estados emocionais e familiares, horários de trabalho/estudo, dormidas etc. Tudo conta no futebol e a estrutura do CS Marítimo tem demonstrado que consegue gerir todas as vertentes que envolvem o próprio jogo. Dentro do campo contam com algumas caras novas, mas quero destacar 3 das que já pertenciam à casa: Bárbara Santos, Tânia Mateus e Telma Encarnação. Bárbara Santos é GR Internacional A! Será a chave da defesa madeirense e será também a sua voz de comando. Bárbara poderá ser decisiva em jogos grandes! Tânia Mateus e Telma Encarnação, ambas internacionais também, a primeira será uma certeza no meio campo e a outra no ataque. Tânia com toda a sua capacidade posicional, leitura de jogo com e sem bola, será a principal responsável pela ligação entre a linha mais recuada e a linha mais avançada, sendo a sua principal referência a Telma que, para além de ser muito rápida, tem uma facilidade imensa de remate e faro de golo. Poderá lutar pela bota de ouro da Liga BPI!! O treinador Luís Gabriel tem um plantel equilibrado, jovem e experiente e será um dos principais candidatos a lutar pelos 4 primeiros. Se por um lado viajar pode ser uma desvantagem, também sabemos que ir à Madeira é querer penetrar uma fortaleza! Os 5 jogos em casa contra 4 fora, nesta primeira fase, é já um bom indicativo!

O Estoril Praia é um dos clubes com um plantel mais equilibrado, contando com jogadoras com muita experiência de liga BPI em todos os sectores. Filipa Rodrigues é a referência defensiva das mágicas, contando já com algumas internacionalizações. Será a voz de comando da equipa e poderá ser também decisiva em bolas paradas devido à sua estatura acima da média. No meio campo, Ana Viegas terá maior responsabilidade, organizando ofensiva e defensivamente a sua equipa e dando constantemente o equilíbrio que esta necessita. No ataque, destaco Beatriz Fonseca: rápida, forte no 1×1 e boa a finalizar, e Mariana Coelho: percepção tática e posicionamente fora do normal, saindo muitas vezes da sua zona de avançada para vir procurar a bola no meio campo e dar superioridade à equipa. Fortíssima a receber a bola de costas, usando todo o seu poder físico para ser quase 100% eficiente nesses momentos, conseguindo muitas vezes tabelar e desmarcar-se com sucesso. Torna-se assim, Mariana, na principal arma do Estoril Praia, se tudo lhe correr bem a nível de lesões. O Mister Gonçalo Nunes terá com esta equipa uma forte possibilidade de atingir a fase final, mas precisaa de não deixar dúvidas e convencer desde a primeira jornada, pois não haverá segunda volta, nem tempo para recuperar. Caso contrário, passarão metade da época a passear na fase de manutenção, essa que é mais que garantida.

Clube Futebol Benfica, mais conhecido por Fófó, é uma certeza na Liga BPI! Terminou o campeonato passado em quinto lugar, mas com a restruturação da liga será um dos 4 clubes a lutar por dois lugares ainda disponíveis no acesso à fase final. Um plantel muito conhecido, com nomes como Silvia Brunheira, Andreia Silva e Edite Fernandes, (todas elas já representaram a nossa seleção) que apesar de já terem ganho todas as provas oficiais portuguesas nunca ambicionam menos que isso. A melhor contratação foi Jamila Martins. Jogadora que fez parte do plantel nos anos vitoriosos do clube vem colmatar uma lacuna existente na época passada, uma Guarda-Redes ao nível do clube e objetivos que representa. Joana Vieira, avançada que também já fez parte do clube, sai do futsal para tentar convencer novamente no futebol, visto que já foi por uma vez a melhor marcadora do campeonato nacional ( época 2016/2017) e traz força, vontade e principalmente, golos. O velho fófó terá de ser consistente, convincente e determinado para atingir os objetivos a que se propõe.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*