A estreia de RAPHINHA na PREMIER LEAGUE ?

Ainda muito longe do impacto e protagonismo que vai ter na equipa de Marcelo Bielsa, o brasileiro vai evidenciando pequenos pormenores que vão ser fundamentais na sua afirmação no Leeds United e na Premier League.

“Maybe I could just give you a short summary of what an ‘ideal footballer’ would represent: mental strength. Sufficient ability on the ball. Being bright and intelligent enough to interpret different styles of play. Strong physically and brave. A competitive spirit” (Marcelo Bielsa)

No futebol atual, é fundamental cada jogador saber interpretar na totalidade cada momento de jogo, ou seja, tomar decisões em função da posição da bola, dos colegas de equipa, do espaço, dos jogadores adversários e do resultado/momento de jogo! E só os jogadores de topo conseguem pôr isto em prática!!!

Para a ideia de jogo de Marcelo Bielsa, Raphinha não precisa de grandes adaptações! Precisa sim, de estar ligado à equipa! De estar coordenado com todos os jogadores e identificado com a abordagem de El Loco a cada momento de jogo!

As suas características vão lhe permitir ter sucesso no imediato!!  Defensivamente tem uma reação à perca muito forte, sempre com grande comprometimento defensivo, com muita disponibilidade para se dar ao jogo. Aqui ainda terá que se identificar com os comportamentos defensivos exigidos por Marcelo Bielsa, principalmente na marcação individual em pressão alta e na ocupação dos espaços em corredor lateral.No plano ofensivo, destaca-se pela sua irreverência, é um jogador muito rápido e forte no drible. Tem uma disponibilidade incrível para se mostrar ao jogo, sempre com grande mobilidade, com grande procura e ataque aos espaços. Consegue ser um jogador muito forte no ataque à profundidade, principalmente com movimentos na última linha e, cada vez mais, um bom jogador em ataque posicional, não só na criação de linhas de passe, mas também no momento da ligação. Ainda assim, terá que se identificar melhor com a dinâmica do 3º Homem, um dos comportamentos ofensivos padrão nas equipas de Bielsa. Além disso, é um jogador fortíssimo no cruzamento e em ações de finalização, como referiu Vítor Campelos, 1º treinador de Raphinha na Europa, na recente entrevista ao The Athletichttps://theathletic.co.uk/2121303/2020/10/13/raphinha-leeds-united-transfer/

Ainda sem evidenciar todas estas características, Raphinha vai mostrando pequenos pormenores que antecipam a sua futura influência nos The Whites!

Sobre PabloAimar 6 artigos
João Pedro Magalhães: Apaixonado pelo jogo e pelo treino. Fez o mestrado em Ciências da Educação Física e Desporto - Especialização em Treino Desportivo. Atualmente desempenha as funções de treinador adjunto e analista de jogo no Al Taawoun, clube da 1ª Liga da Arábia Saudita.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*