Os melhores arremessos laterais – Thomas Gronnemark

Sabemos que Jurgen Klopp se juntou ao Liverpool em 2015, e desde então a equipe só cresce e fica mais e mais competitiva. Seu primeiro título no comando dos Reds veio só quatro anos depois de sua chegada, e por coincidência ou não, essa é a mesma temporada em que mais um membro da comissão técnica foi integrado, seu nome é Thomas Gronnemark, seu trabalho é bem específico, o Dinamarquês é um especialista em cobranças de lateral.

No fim da época 17/18 um estudo foi feito pela Europa, e nele constava que a equipe de Klopp após fazer uma cobrança de lateral conseguia manter a bola apenas 45,4% das vezes, ficando com a amarga antepenúltima colocação da Premier League nesse quesito.

Na temporada seguinte com a chegada de Thomas os Reds passaram de antepenúltimo para a primeira colocação na Premier League, com um aumento de mais de 20% a equipe obteve a marca de 68,4% mantendo a posse de bola após a cobrança dos laterais, marca que inclusive levou o Liverpool a ficar no pódio do quesito contando toda a Europa, mas ficando com a medalha de prata, logo atrás do FC Midtjylland, outra equipe em que o Dinamarquês trabalha.

Além da significativa mudança nos números de posse de bola, a equipe conseguiu anotar 13 gols saindo diretamente de um arremesso lateral, e alguns desses gols foram realmente muito decisivos, alguns exemplos são nos jogos contra o Tottenham (0x1) e Wolverhampton (1×2), duas vitórias fora de seu mando e com Firmino marcando em ambas as vezes.

Além de trabalhar com Klopp, Thomas ajuda outras equipes pelo mundo, o próprio FC Midtjylland, Ajax, RB Leipzig, são alguns outros exemplos de clubes em que ele trabalha. Uma outra curiosidade sobre o Dinamarquês é que ele é dono do recorde mundial de arremesso lateral mais longo, depois de muito treino ele conseguiu arremessar a bola a 51,33 metros e em uma velocidade de 100km/h.

Em uma entrevista ao site da marca Red Bull, Thomas diz já ter gastado entre 30.000 e 40.000 horas aperfeiçoando sua técnica, e que as cobranças de lateral realmente fazem efeito durante uma partida, já que durante os 90 minutos há entre 40 e 50 arremessos laterais. E ainda dá algumas dicas sobre o assunto:

  1. Treinar com uma bola medicinal, pois é um excelente exercício físico para melhorar a técnica do arremesso.
  2. Agir rápido, falando taticamente, quanto mais rápido você jogar, você tem mais chances de encontrar um parceiro livre e uma defesa mais desorganizada.
  3. Colocar toda sua energia, mesmo após soltar a bola. Vários jogadores ficam parados com os dois pés no chão, e com o corpo retorcido, isso é típico de um péssimo arremesso.

Para finalizar, trouxemos uma parte da entrevista de Thomas Gronnemark ao The Coaches’ Voices:

Sobre Hagi 23 artigos
Leonardo Charamitara - Scout/Analista no Kajaanin Haka; estudante de Educação Física e do futebol, tenho 21 anos, administrador da página @analisedefut no Instagram e o perfil pessoal como @leo_charamitara

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*