Obrigatório ganhar! A Análise Tática

Na passada sexta-feira, dia 9 de Abril disputou-se a primeira mão do play-off de acesso ao EURO 2022. Portugal defrontou a Rússia em casa e perdeu por 0-1, após uma exibição de alto nível nos primeiros 45 minutos. Depois de uma série de lances desperdiçados e de ter resultado na perfeição o factor surpresa, Francisca Nazareth e Carolina Mendes, que foi forçado por algumas ausências de peso ( Jéssica Silva, Diana Silva e Vanessa Marques), Portugal foi obrigado a errar muito mais na construção e na criação pela pressão constante das jogadoras da Rússia que adicionando uma jogadora na pressão à 1ª fase de construção de Portugal, condicionou e resultou em sucessivos maus passes e perdas de bola. Assim sendo, Portugal deixou de conseguir ligar o jogo com as médios que mais se destacaram na 1ª parte, Claúdia Neto e Andreia Norton, e com a AV que fazia praticamente de 10, Francisca Nazareth, e foi perdendo capacidade de ter bola e deixou a Rússia superiorizar-se.

O lance do golo acaba por ser caricato, mas a Rússia já lá tinha chegado algumas vezes e ameaçado com muito perigo a baliza de Patrícia Morais, que não tem a melhor abordagem ao lance. Portugal a perder 0-1 não conseguiu reagir, deixou de conseguir ganhar as segundas bolas nos lances diretos da Rússia, e assim se deu a derrota na 1ª mão do play-off

Neste vídeo que se segue, a Ana Teixeira explica em direto no canal 11, como se poderia comportar a Rússia tendo em conta as suas individualidades, pontos fortes e fracos, e como Portugal poderia explorar os mesmos.

Para esta segunda mão, que se disputa no dia de amanhã,13 de Abril pelas 15h no canal 11, espera-se um trabalho ainda mais complicado para Portugal!
A Rússia deverá entrar no normal 4x4x2, a pressionar alto, pois foi assim que conseguiram mudar o jogo na 1ª mão, e Portugal vai ter de ser capaz de aliar a sua organização defensiva às transições ofensivas fortes e… ao golo!
(Nota para o regresso de Jéssica Silva, que estará disponível para jogar na Rússia, e que pode ser uma das peças chave para o jogo pois prevê-se que haja mais espaço nas costas da Linha Defensiva do que entre linhas.)

No entanto, A Ana deixa no ar uma pergunta: Será o melhor para Portugal iniciar com Jéssica Silva, tendo em conta a exibição de Francisca Nazareth e Carolina Mendes? E se sim, quem jogará ao lado dela?

Equilibrio entre: Entre-linhas, profundidade e área.

A dificuldade vai ser perceber o que será mais benéfico estrategicamente porque a qualidade de Jéssica é inquestionável o problema é que pode não se ligar bem com as colegas devido às suas características individuais. Jéssica tem profundidade, mas não tem muito jogo entre linhas e não tem área. Kika, tem profundidade e entre linhas, mas não tem área. Carolina Mendes tem área e algum jogo entre linhas ainda que pouco criativo, mas não tem profundidade… trabalho difícil para o Selecionador Francisco Neto, sendo que ainda tem algumas opções no banco que pode tentar explorar para ligarem com a entrada de Jéssica (Ana Dias, Ana Capeta e Telma Encarnação). Veremos qual será a estratégia planeada para este jogo.

Boa sorte Portugal!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*