O treinador dentro do campo – Jorginho

Jorginho
Jorginho

Jorginho, aos 29 anos e já com 7 épocas de regularidade ao mais alto nível, é o jogador de sonho para qualquer treinador. Já tendo passado pelas mãos de Sarri e Tuchel, o italiano conhece o jogo e todos os pormenores que o compõem como poucos. Para além disso, é um comunicador nato: quer verbalmente, quer pela forma como se movimenta no campo ou pelo corredor para onde canaliza o jogo, Jorginho sinaliza aos colegas de equipa onde devem estar, que espaços a explorar ou que ritmo de jogo impor.


Consegue, dentro de campo, ler o jogo duma perspetiva diferente do treinador, e tirar partido disso para implementar o plano tático de Mancini para esta seleção italiana. É o comandante das ações defensivas da Squadra Azzurra: dá o primeiro passo em frente na transição defensiva (quão forte é esta Itália na reação à perda?) e coordena o bloco defensivo no momento de organização ofensiva do adversário.


Com bola, já se sabe que tem uma qualidade técnica invejável, mas diferencia-se pela inteligência com que dá cada passo em campo. Arrasta marcações para abrir linhas de passe ou permitir mudanças de corredor, e sabe sempre onde está o espaço por onde desequilibrar a estrutura adversária (Insigne já estava com saudades de jogar com um médio assim).


Fica a aula de comunicação de Jorginho frente à Suíça:

Sobre kaka 4 artigos
André Tarré Ribeiro, 20 anos. Treinador de futebol UEFA C com interesse na área de observação e análise. Atualmente envolvido em contexto de futebol de formação, dentro de campo e na área do scouting. Contacto: a.tarre@hotmail.com

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*