Brasil x Argentina, o super clássico na final da Copa América

Neste sábado teremos a histórica final da Copa América, com o super clássico das Américas, Brasil x Argentina, no Maracanã.

As duas seleções chegam invictas para a decisão, a equipe brasileira chega com o melhor ataque da competição (12 gols feitos), melhor defesa (2 gols sofridos, empatado com o Uruguai), apostando em seu jogo coletivo extremamente forte e com uma pitada de genialidade individual do seu camisa 10, Neymar; já a Argentina chega com o segundo melhor ataque (11 gols marcados), terceira melhor defesa (3 gols tomados), contando com Lionel Messi que busca seu primeiro titulo com a camisa de sua seleção principal, e para isso o argentino é o artilheiro da competição (4 gols) e também o maior assistente (5 assistências), sendo disparado o jogador que mais participa diretamente em gols, com 4 participações a frente do segundo colocado (Neymar).

Em comum, as duas equipes tiveram jogos apertados e contaram com outros heróis para chegar até a grande final. A seleção canarinho viu seu camisa 9 ser expulso nas quartas de final e ficou praticamente um tempo inteiro com um jogador a menos contra a seleção chilena, mas conseguiu se segurar com 1×0 feito minutos antes da expulsão, gol marcado por Lucas Paquetá, o mesmo que viria a marcar em outra vitória por 1×0 na fase seguinte, dessa vez contra o Peru; a Albiceleste por sua vez, viu Luís Diaz empatar a partida já no segundo tempo, e também seu atacante Lautaro Martínez perder um gol sem goleiro que definiria tudo nos 90 minutos, a semi final então foi para os pênaltis, onde a estrela e o trash talk de Emiliano Martínez brilharam em 3 cobranças colombianas em seu lado esquerdo.

O DUELO DOS CAMISAS 10

A partida marca também um confronto para tirarmos o chapéu, entre Lionel Messi pela Argentina e Neymar pelo Brasil. O jogo das duas equipes passa muito por seus camisas 10, os dois obtém o maior número de toques na bola por jogo entre as equipes, Neymar com 84,8 e Messi com 73,0. Mesmo sem toques na bola os dois jogadores são importantes para o momento ofensivo de suas equipes, servindo como grandes atrações aos defensores adversários, liberando espaços em outras áreas para que seus companheiros passam atacá-los com superioridade, seja ele Lautaro ou Richarlison.

Dentre os 11 gols que a equipe argentina marcou na competição, 10 (9 diretamente) passaram pelos pés de Messi, já do outro lado Neymar teve participação em 9 (5 diretamente) dos 12 gols marcados pela seleção canarinha.

O histórico de confronto entre os dois está empatado em 2×2, com duas vitórias argentinas em dois amistosos, contando com 4 gols de Messi e uma partida magistral em 2012 onde anotou um hatrick contra os brasileiros, já Neymar marcou apenas um gol em suas duas vitórias, que vieram em um SuperClássico das Américas e outra pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Nesta super final, qual camisa 10 passará a ter a vantagem em seus confrontos?

Sobre Hagi 23 artigos
Leonardo Charamitara - Scout/Analista no Kajaanin Haka; estudante de Educação Física e do futebol, tenho 21 anos, administrador da página @analisedefut no Instagram e o perfil pessoal como @leo_charamitara

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*