Brasil x Países Baixos.. e mais destaques!

Nesta 2ª jornada da fase de grupos dos Jogos Olímpicos de Tokyo, estão apuradas já duas equipas que somaram 6 pontos, em 6 pontos disponíveis: Reino Unido – Grupo E e Suécia – Grupo G.


O Reino Unido pela suspeita do costume, Ellen White, venceu o Japão na 2ª parte após uma primeira parte equilibrada em que ambas as equipas tiveram oportunidades de finalização e de golo. E uma Suécia (4-2) que se apura contra um digno adversário que tem demonstrado bom coletivo e uma individualidade incrível que se supera em cada momento do jogo Samantha Kerr. É pena estarem num grupo tão competitivo como este, em que disputam lugares com Suécia e EUA, mas encontram-se em primeiro lugar na corrida aos melhores 3º classificados. Esta Austrália pode surpreender se passar! Atenção!

Nos outros jogos dos grupos, Janine Beckie em grande destaque no Canadá que só não fez um hat-trick porque falhou uma grande penalidade: Vitória ao Chile por 1-2 (equipa com menos argumentos do grupo). Depende de si para passar, basta o empate que garante, mas tem o Japão à perna.
O embate entre China e Zâmbia é a surpresa da jornada onde tivemos um resultado de 4-4 sendo que os quatro golos chineses foram marcados pela mesma jogadora SHUANG WANG, jogadora que já representou o PSG, e do outro lado mais uma vez Barbara Banda em grande destaque com mais um hat-trick pela sua equipa, e a elevar o nome da estreante Zâmbia nestes Jogos Olímpicos.
OS EUA de orgulho ferido venceram a Nova Zelândia por 6-1.

Mais brasil, menos Países Baixos. Mais coletivo, mais individualidades.

No jogo mais competitivo do Grupo F apresentaram-se em campo duas equipas que a nível individual se destacam em vários sectores: O Brasil com Tamires, Marta, Andresinha e Debinha. Os Países Baixos com Miedema, Martens, Jill Roord e Janssen. Grupos de trabalho experientes e recheados de talento individual e que se destacaram em diferentes momentos do jogo. O Brasil controlou a posse de bola, com movimentações ofensivas interessantes que coordenavam as Médios-alas e as Avançadas e envolviam também, e muito bem, as laterais. Em desenho:

Central com bola em condução, quem dá largura e profundidade máxima no corredor lateral é a lateral direita, enquanto que Duda (e na segunda parte Andressa) a Médio Ala Direita aparece entre linhas no corredor central, e deixa espaço para ser explorado pela Avançada desse mesmo lado, que depois varia o seu posicionamento em profundidade aparecendo as costas das centrais ou entre linhas no espaço ganho pela colega. Vejamos em vídeo:

Num 4x4x2 clássico, com duas linhas de quatro, verificámos estas dinâmicas ofensivas que nos fazem questionar a variabilidade de ações que hoje em dia cada jogadora tem, e as características que às vezes pensamos que pertencem a cada posição. Isso cada vez é menos um fator limitador e as jogadoras já possuem um leque de habilidades técnicas e físicas que as permitem pertencer a várias zonas do campo dependendo do objetivo dentro do plano e estratégia de jogo. Vejamos defensivamente como se comportou esta seleção do Brasil:

Agora em vídeo para reforçar o 4x4x2 em movimento e o papel importantíssimo que Duda teve a defender, o compromisso com a equipa apesar de toda a liberdade que lhe dão no momento defensivo:

Pensa-se que quem tem mais vezes a bola está mais perto de não sofrer golos e de controlar o jogo, mas os Países Baixos demonstraram que nem sempre essa é a verdade. Não conseguiram contrariar a circulação de bola do brasil e a maioria das vezes que tinham bola não demoravam muito a perdê-la, mas a verdade é que sempre que a bola chegava a MIEDEMA ou Martens saía uma jogada de perigo.

Miedema é um portento! Um portento técnico, fisico e intelectual. Percebe o jogo todo e depois tem pormenores só ao alcance das melhores do mundo, como por exemplo o primeiro golo que vos deixo aqui:

Perceção espacial (espaço-adversária), receção orientada utilizando o corpo para controlar e deixar a defesa fora da jogada, pé direito (mais longe) para receber, e depois da rotação perfeita, pé esquerdo (mais perto da bola) para finalizar com classe. TOP MUNDIAL!

Quem tem individualidades assim está sempre mais próxima de ganhar o jogo pois a taxa de eficácia é enorme!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*