Welcome to the jungle – Desencaixe Tático na origem da Humilhação

“Tinha pedido para passarmos para 5x4x1 e eles não me ouviram porque queriam ir atrás do resultado…”

Ruben Amorim in Conferência de Imprensa pós jogo vs Ajax

Cedo Amorim percebeu que, o habitual 5x2x3 que o Sporting apresenta a pressionar não iria conseguir encaixar na construção do Ajax. As dificuldades expressas a pressionar foram acentuadas na primeira-parte com a equipa holandesa a ultrapassar com facilidade a primeira fase defensiva leonina, algo pouco habitual na equipa leonina desde a chegada de Ruben Amorim. A equipa manteve-se pressionante durante quase todo o jogo e o 5x4x1 pedido pelo treinador do Sporting poderia ter dado o conforto necessário em organização defensiva à equipa leonina que entrou demasiado ansiosa no jogo e aos 10 minutos já perdia por 0-2.

Em termos defensivos, o atual campeão nacional demonstrou-se sempre muito longe da competência defensiva que nos habituou. Sem condições para pressionar, deixou sempre muito espaço entre a sua linha média e a sua linha defensiva pela forma como os dois médios eram atraídos para pressionar e os centrais (distantes) poucas vezes encurtavam para aproximar dos jogadores da equipa holandesa que se encontravam entrelinhas. O Ajax foi chegando com muita facilidade ao último terço, fundamentalmente durante a primeira-parte, conseguindo por várias vezes, ficar de frente para a linha defensiva sportinguista. Às dificuldades coletivas acentuaram-se as debilidades de alguns jogadores do Sporting que, por falta de qualidade mas também de experiência nesta competição, estiveram longe do nível pretendido para a Liga dos Campeões.

Sobre Pirlo 128 artigos
Apaixonado pelo jogo e pela análise. É o pormenor que me move na procura do conhecimento. Da análise ao jogo, passando pelo treino, o Futebol é a minha grande paixão.

1 Comentário

  1. O Amorim disse que pediu isso à equipa depois do 1-4, porque nessa altura só quis fechar o jogo, mas os jogadores continuaram a ir à procura do resultado. Ele não disse que tinha pedido à equipa no jogo inteiro, ou antes disso quando resultado estava equilibrado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*