Derrota do Porto em Anfield, adia apuramento!!!

Jogo grande de Champions, noite fundamental para o Porto, independentemente do resultado do Atlético-Milan, a mensagem portista para este jogo passou por procurar a vitoria. Sergio Conceicao deu continuada ao processo recente, escolhendo uma estrutura de 4-4-2 que como veremos a seguir vai muito para além de um 4-4-2.

Kloop levou para este jogo um onze com bastantes novidades com jogadores pouco utilizados como Williams,Morton,Minamino….

Na procura de um resultado positivo a equipa portista procurou num bloco intermédio, retirar profundidade e jogo interior, sempre mantendo uma forte agressividade sobre a zona da bola. Nesse bloco agressivo a principal estratégia passava por impedir que os Reds conseguissem ligar jogo por corredor interior, foi por isso fundamental o posicionamento de um dos 2 avançados no corredor central, e Otavio a fechar de dentro para fora. Este posicionamento de Otavio e Taremi/Evanilson tinha como objetivo contrariar a dinâmica vertical do Liverpool, que tem como habito ligar jogo procurando avançados (Mané ou Minamino) nas costas da pressão da linha média, e por isso o posicionamento de Otavio e Taremi/Evanislon permitia ao duplo pivot(sergio oliveira/Uribe) dar maior cobertura a esse espaço.

Por outro lado, para além de impedir essa ligação interior, o Porto não podia deixar que a bola estivesse muitas vezes “descoberta”o que ameaçaria muito a sua linha defensiva, que procurou estar sempre o mais alto possível, para retirar profundidade, foi por isso importante igualmente a pressão de Otávio que saltou muitas vezes em pressão ao central do lado esquerdo neste caso Konaté que tem como pé preferencial o pé direito jogando na esquerda, e por isso a movimentação de Otávio procura levar o mesmo a jogar com o pé esquerdo.

Pressão Otavio

Apesar da estratégia ter ser mostrado eficiente na primeira parte,criando varias recuperações altas , criando varias oportunidades , e impedindo que o Liverpool consegui-se criar interações na sua fase com bola . O golo no inicio da segunda parte deitou a equipa a baixo ,um golo que dificilmente poderia ter sido evitado. No entanto a equipa portista tinha a obrigação de REAGIR a este golo, algo que não correspondeu a realidade. A magia de Salah e Thiago e a falta de reacão do porto determinaram o resultado….

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*