Diário do CAN 2021, Dia 10: Grupo B e C

Grupo B, Jornada nº 3

Os Leões de Teranga garantiram a sua qualificação com mais um empate, desta feita diante do Malawi. A equipa africana mais bem classificada no ranking da FIFA ainda não demonstrou a sua real capacidade neste torneio. O Malawi procurava surpreender o seu adversário, pois sabia que uma vitória iria garantir uma vaga na fase a eliminar da competição.

A primeira parte acabou por ser um jogo com pouco para contar, sem grandes oportunidades de golo. O Malawi optou por manter-se mais focado na sua organização defensiva, em tentar evitar que o Senegal se aproximasse da sua baliza. Ainda assim, Sadio Mane tentou a sua sorte ao picar a bola sobre o guarda-redes do Malawi em resposta ao cruzamento do seu colega de equipa Bouna Sarr, mas esta saiu alta demais. Muyaba ainda tentou assustar Édouard Mendy, mas o seu remate saiu por cima da barra. Assim, chegou o intervalo com o 0-0 no marcador.

A equipa do Senegal intensificou a sua pressão na segunda parte procurando passar para a frente do marcador, mas ainda assim, com pouca ação perto das balizas. Habib Diallo esteve perto de o fazer, mas o guarda-redes do Malawi, Charles Thomu, reagiu rapidamente e desviou a bola por cima da barra. Novamente de bola parada, mas desta vez Abdou Diallo encontrou-se me excelente posição de finalizar, mas o cabeceamento saiu por cima. Após um livre de Idrissa Gueye, o guarda-redes do Malawi voltou a estar em evidência. O Malawi ainda teve perto de ter uma grande penalidade a seu favor, mas o VAR descobriu uma irregularidade que antecedeu o lance.

Do lado do Malawi, o ex-Sanjoanense Richard Mbulu entrou na segunda parte. O senegalês Mamadou Loum (Ex-FC Porto) não saiu do banco, enquanto que Badara (Vitória FC) não foi convocado.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

Apesar de só conseguir derrotas nas duas primeiras jornadas, o Zimbabwe de Norman Mapeza venceu a Guiné Conacri (2-1) no Estádio Ahmadou Ahidjou, em Yaoundé. Este encontro entrou para a história, visto que a ruandesa Salima Mukansanga tornou-se a primeira árbitro a apitar uma partida do Campeonato Africano das Nações.

Na primeira parte, o Zimbabwe com 7 alterações no 11 inicial em relação ao último jogo, entrou com a intenção de chegar-se à frente no marcador. Aos 15 minutos, Never Tigere rematou de fora da área e a bola passou perto do poste direito de Aly Keita. Alguns minutos depois, a Guiné respondeu após uma boa combinação coletiva, Mamadou Kane cruzou da direita, mas o guarda-redes do Zimbabwe estava atento. Ao minuto 26, Knowledge Musona cabeceou para o fundo da baliza após o canto de Never Tigere, inaugurando assim o marcador. Os Warriors conseguiram alargar a vantagem pouco antes do intervalo, com Kudakwashe Mahachi a fazer o 2-0.

No regresso ao relvado, poucos minutos após o reinício, Naby Keita reduziu para a Guiné Conacri. O médio do Liverpool finalizou após um belo trabalho individual ao driblar dois adversários. O golo fez com que a Guiné crescesse no jogo, mas sem conseguir alcançar o empate. Independentemente da derrota, a Guiné conseguiu uma qualificação direta para a fase seguinte, juntamente com o Senegal. O Malawi aguarda com boas expectativas para ser apurado como um dos melhores terceiros classificados.

O guineense e ex-Arouca, Morlaye Sylla entrou na segunda parte.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

FlashScore.pt

Grupo C, Jornada nº 3

Marrocos já qualificado, entrou em campo com muitas alterações no 11 inicial face à última partida com o objetivo de descansar alguns jogadores e dar a oportunidade a outros de se mostrarem ao Treinador. O empate garantiu aos marroquinos o primeiro lugar do Grupo C.

Com a ajuda de uma escorregadela do central marroquino, Sofian Chakla, o guarda-redes do Gabão assistiu Jim Allevinah para o primeiro golo do encontro. Jean Noel Amonome teve de testar os seus reflexos para negar o golo a Ayoub Kaabi na sequência de um remate de Youssef En-Nesyri. Pouco depois, na tentativa de colmatar o erro que originou o golo, Sofian Chakla cabeceou ao lado da baliza de Amonome. Mesmo antes das equipas regressarem aso balneários, o guarda-redes marroquino fez duas grandes defesas consecutivas, conseguindo manter a sua equipa em jogo.

A equipa de Vahid Halilhodzic esteve perto de empatar logo no primeiro minuto da segunda parte, graças a um remate de longa distância do capitão Fayçal Fajr. O Treinador marroquino viu a sua primeira opção a ter impacto na partida, quando Sofiane Boufal, pouco tempo depois de entrar em campo conquistou uma grande penalidade e teve a oportunidade de a concretizar. O empate durou pouco tempo, pois Jim Allevinah foi lançado na profundidade e após um cruzamento rasteiro da linha de fundo, o central Nayef Aguerd pressionado por Aaron Boupendza, acabou por cortar a bola para dentro da sua baliza. Achraf Hakimi não estava contente com o resultado e na sequência de um livre colocou a bola dentro da baliza, num lance onde o guarda-redes gabonês poderia ter feito melhor. No entanto, grande mérito e ousadia para o lateral marroquino em colocar a bola diretamente na baliza quando a maior parte das pessoas esperaria um cruzamento daquela zona.

Do lado do Gabão, Aaron Boupendza (Ex-CD Feirense) foi titular e Gilchrist Nguema (representou equipas em divisões inferiores) não foi convocado.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

As Ilhas Comores venceram o Gana por 3 a 2 no Estádio Roumdé Adjia, no terceiro e último dia do Grupo C, reavivando suas esperanças numa possível qualificação para os oitavos de final. O Gana está oficialmente fora da competição após um jogo cheio de emoção e drama. Comores, que tinham entrado na última jornada sem ter qualquer golo marcado e teoricamente, já estavam fora da competição antes mesmo do jogo começar depois de terem perdido os dois jogos iniciais. O tetracampeão africano (Gana) é uma das maiores potências do futebol mundial. Apesar de ter conquistado o CAN em quatro edições, Gana é a equipa com mais finais perdidas na competição (cinco). A seleção do Gana perdeu as finais de 1968, 1970, 1992, 2010 e 2015.

Apesar da sua modéstia e humidade, Comores entrou com tudo em campo e sem nada a perder, num contra-ataque fulminante o seu capitão El Fardou Ben, colocou a equipa na frente do marcador. Logo depois, tudo se complicou para o Gana, com a expulsão de André Ayew aos 25 minutos, após aquela que foi entendida pelo árbitro como uma entrada agressiva sobre o guarda-redes adversário, que inclusive causou a sua substituição. Na tentativa de ganhar um ressalto, Ayew acabou por atingir Salim Ben Boina.

O segundo golo de Comores surgiu pouco depois do minuto 60, quando Ahmed Mogni após receber a bola do seu capitão, tirou o poderoso Thomas Partey do caminho e colocou a bola no fundo das redes. Quando se esperava que o jogo estivesse perto de estar resolvido, a equipa de Milovan Rajevac encontrou forças para se re-erguer, conseguindo chegar ao empate com dois golos na sequência de cantos. Primeiro foi o recém-entrado Richmond Boakye, a cabecear para o fundo da baliza e depois foi a vez do central Alexander Djiku, a aproveitar uma bola que sobrou de um primeiro cabeceamento de Thomas Partey. O Gana passou a acreditar que a vitória e a sua qualificação para os oitavos ainda seriam possíveis, mas quem chegou à vitoria foram mesmo os bravos guerreiros das Ilhas Comores, que por intermédio novamente de Ahmed Mogni, fez o resultado final. Numa forte investida pelo corredor direito de Ben Youssouf, cruzou tenso e rasteio para a zona central da área e lá estava Mogni para encostar. Marrocos termina assim o grupo com 7 pontos, à frente do Gabão que é segundo, enquanto os estreantes de Comores passam para o terceiro lugar com 3 pontos e o Gana em último com apenas um ponto.

Do lado ganês, Fatawu Issahaku (reforço do Sporting CP na próxima época) foi titular, enquanto que Abdul Mumin (Vitória SC) e Gideon Mensah (Ex-Vitória SC) não saíram do banco.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

FlashScore.pt

Sobre Zidane 33 artigos
André Azevedo. Treinador de Futebol (UEFA B). Licenciado em Educação Física. Mestre em Ciências do Desporto (Especialização em Alto Rendimento). Experiência como Treinador-Adjunto e Principal de escalões de Formação, assim como Analista, Preparador Físico e Treinador-Adjunto no Futebol Sénior em contextos como CD Tondela, FC Paços de Ferreira e Seleção Nacional de Moçambique, respectivamente.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*