O que fazer a João Mário?

Um dos temas quentes do momento é a chegada de Roger Schmidt ao Benfica e todas as ideias que o treinador alemão traz consigo. É sabido que para que tudo seja como é suposto, o plantel do Benfica terá de sofrer várias mudanças que nos pode levar a falar até de uma revolução. É aqui que aparece a situação de João Mário.

O médio benfiquista esta época teve um arranque a deixar água na boca mas depois acabou por não passar do primeiro terço do campeonato e um ou outro momento, a espaços. Olhando para aquilo que tem sido o trabalho recente de Roger Schmidt, o treinador alemão também não utiliza um médio com as características do médio internacional português.

Sem dúvida que João Mário é um médio com uma excelente relação com bola e com um nível técnico acima da média. É também certo que raramente a bola não sai redondinha dos pés do médio ex-Sporting. Não é mentira que raramente falha um passe. Mas, é na sua disponibilidade física, raio de ação e reação à perda que João Mário acaba por ficar abaixo daquilo que se calcula que Schmidt procura.

Se olharmos ao PSV e a trabalhos anteriores, o alemão gosta de jogar com 2 médios que funcionam como 6 e 8 ao mesmo tempo. Médios com grande raio de ação e com muita intensidade no momento de reação à perda. Agressividade e fisicamente disponíveis. E João Mário não oferece essas características.

É um jogador difícil de colocar até pelo elevado salário que aufere.

Se com Jorge Jesus, João Mário já jogou como interior direito, com Roger não vai acontecer porque o novo treinador do Benfica gosta de extremos bem declarados. Por isso, caso não saia (e não tem havido notícias nesse sentido), onde poderá jogar João Mário?

Por toda a qualidade técnica que tem ao seu dispor, pela sua leitura de jogo, pela sua capacidade de marcar ritmos de jogos e pela grande capacidade de definição, decisão ou critério, o médio encarnado poderá fazer de Götze. O médio campeão do mundo pela Alemanha e atual médio do PSV Eindoven uma mistura entre um falso avançado e um terceiro médio quase só focado no momento ofensivo da equipa. Mas até aqui acaba por pecar, porque João Mário tem pouco golo comparado com o alemão.

Por todas as razões, que solução para João Mário?

Sobre EdgarDavids 61 artigos
Analista de Desempenho Coletivo e Individual & Técnico de Exercício Físico.

3 Comentários

  1. Epá é uma boa pergunta mas o gajo anda ali como quem está à espera de uma bifana. Será que ele quer jogar? Se quiser é uma coisa, se não quiser é despachar ou encostar. É a vida. Até acho que actualmente a posição melhor é mesmo essa de 9,5, pelo menos as últimas coisas giras que fez no Benfica foi ali. No resto ele não tem, nem quer ter pedalada. Não critico – lá saberá o jovem da vidinha dele – mas também não bato palmas.

  2. Também me parece a única posição que ele pode ocupar no esquema que o Schmidt tem utilizado. Claro que provavelmente não tem golo suficiente para ser titular nessa posição mas se não houver interessados nele acho que pode ser suplente nessa posição
    Na verdade acho que o que lhe falta é precisamente intensidade, sobretudo na perda de bola. Em comparação com o Gotze do PSV é claramente essa a diferença, porque na verdade este já não é o Gotze da primeira passagem pelo Dortmund e dos primeiros dois anos no Bayern, aliás este ano, com bem mais jogos que o João Mário a titular só teve mais um golo e mais uma assistência, ou seja, também não parece ser nesta altura a melhor solução para dar golos e assistências. Para mim, respeito muito o Gotze e já foi um fenómeno, mas não é uma contratação que me entusiasme muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*