João Amaral

Eleito pelo Pedro Bouças como o melhor jogador do Vitória de Setúbal no Best of da temporada, João Amaral é hoje associado ao interesse do Benfica.

Mas, quem é João Amaral?

O dextro extremo, aos vinte e três anos jogava no Campeonato de Portugal, e em três anos chega ao SL Benfica, mesmo que com poucas possibilidades de se afirmar no plantel principal dos encarnados.

O portuense foi ao longo da última temporada, a grande arma do Vitória no tipo de jogo que se propôs a fazer e que lhe permitiu continuar na Liga.
Muito preponderante no momento de transição ofensiva, João Amaral foi sempre o elemento que disparava após a recuperação da bola para procurar receber a bola no espaço, no momento em que o Vitória mais investia ofensivamente. Todo o futebol ofensivo da equipa de Couceiro tinha Amaral como a referência para receber em situação de contra ataque. O avançado centro, fosse Paciência ou Edinho, mostravam-se mais a pedir no pé, enquanto João acelerava sem bola para receber com espaço.

João Amaral é um jogador capaz de figurar em qualquer resumo, porque tem sempre em cada partida momentos de desequilíbrio, momentos de brilhantismo ou eficácia ofensiva que permitem à sua equipa chegar com perigo ao último terço. Não é porém, até à data, um jogador capaz de singrar num clube de maior dimensão. Porque a sua percentagem de acerto em posse está longe de poder justificar o lugar numa equipa cujos pergaminhos não exijam somente desequilíbrio mas também boa decisão, jogo sem erro, e consequentemente capacidade para manter a bola.

O melhor jogador do Vitória, é uma preciosidade para muitas das equipas da Liga. Para jogar no Benfica, terá ainda muito que crescer na forma como define todas as suas acções.

1 Comentário

  1. Never fear, será emprestado “para rodar” e ser vendido a um clube das “Arábias” lá para o fim do contrato…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*