Que bem se trabalha na Academia

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Quando Soares Dias deu por terminada a partida que opôs a Naval ao Sporting, não eram só 9 bravos guerreiros que estavam de parabéns.

Uma vitória perante tal cenário só se consegue com muito saber táctico. Garantir equilíbrios, contenções e coberturas face a uma equipa que joga com mais dois jogadores, é uma tarefa que só é passível de ser bem sucedida se cumprida por jogadores dotados de um profundo conhecimento sobre o que é o jogo e sobre que tomadas de decisão a adoptar em cada momento.

Apesar dos 9 x 11, não houve, em momento algum, uma única situação de 1×1 no meio campo defensivo do Sporting. Uma única situação em que não estivesse garantida uma boa cobertura defensiva! Se é claro que a Naval não soube explorar a superioridade numérica, é também óbvio que muito desse facto se deveu à leitura realizada pelos jogadores leoninos.
Num jogo que terminou com Rui Patrício, Daniel Carriço, Miguel Veloso, João Moutinho, Bruno Pereirinha e Adrien Silva em campo, os motivos de regozijo e de orgulho extendem-se a quem, durante anos a fio, transmitiu conhecimentos a tão jovens jogadores.

De Alcochete nem sempre saiem jogadores talentosos e com dimensão física (a fábrica de extremos é essencialmente fruto de uma prospecção de excelência, porque nenhum formador / treinador deste mundo tem capacidade para dotar de talento e velocidade quem com tais atributos não nasceu) para serem bem sucedidos (particularmente a nível internacional), mas só por muito demérito próprio se sai da formação do Sporting sem cultura táctica.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*