Mais e Menos da Semana

white corner field line on artificial green grass of soccer field

MAIS

Jesualdo Ferreira

É o principal responsável pelo sucesso do FC Porto. A sua equipa é um verdadeiro colectivo, onde (quase) todos sabem o que deve ser feito em cada momento. Mais do que qualquer individualidade, o titulo é obra do “professor”.

MENOS

Quique Flores e Jaime Pacheco

Um, tem conhecimentos, mas a sua personalidade narcisista, impediu-o de alterar algumas das más ideias decorrentes do modelo de jogo que preconizou para o Benfica. O resultado foi sempre previsível e está à vista.

O outro, é, muito provavelmente, o pior treinador da Liga Sagres. Incapaz de compreender o futebol actual. É o tipíco adepto, mas, num cargo de treinador. Pensa que os médios defensivos é que têm de correr kms, que os avançados apenas servem para fazer golos e que os defesas para cortar ataques adversários. Pensa que a chave para os jogos são factores relacionados com a atitude, quando não o são, de todo. É um jogo de inteligência.

MAIS OU MENOS

Domingos Paciência

Surpreendeu numa entrevista. Enunciava princípios de jogo, explicava de forma clara as ideias que tinha para o modelo de jogo da Académica. Pressupostos interessantes para uma equipa com individualidades muito débeis. A duas jornadas do fim, a sua Académica surge a somente 3 pontos do 6º lugar. Porém, possuír uma imagem demasiado associada a um clube poderá ser um entrave nas opções profissionais. Ou não.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3011 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. o Domingos nao e nada mau treinador. Com uma equipa miseravel, principalmente a defesa consegui resultados muito interessantes e boas indicaçoes, principalmente a nivel defensivo. Quando o Porto veio a Coimbra notou-se perfeitamente que os jogadores da Academica sabiam como ocupar os espaços, e só uma desatençao individual e um erro grosseiro do arbitro é que permitiu a derrota por 3-0. Até ao golo do porto, a equipa de jesualdo limitava-se a bombear bolas para a area. Sobre os outros dois(quique e pacheco) nada a acrescentar. è merecido que o Belem desça. Primeiro porque a gestao financeira tem sido danosa. Segundo, ng, num estado são, se lembra de ir buscar o Pacheco..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*