

Ponto prévio: O Twente surpreendeu pela boa organização defensiva. Defesa à zona, concentrada no lado da bola, boa capacidade para promover equilíbrios, através das permutas entre médios e defesas. Conseguiu garantir, em grande parte do jogo, uma estrutura coesa (João Querido Manha, apelidou a defesa holandesa de caótica. Teria sido interessante ter argumentado).
Deduzir-se que jogar contra 10, torna o jogo mais difícil, é um absurdo. No jogo de Alvalade, a partir do momento da expulsão, não mais o Sporting teve oportunidade para explorar as transições rápidas para o ataque. Contudo, uma equipa de nível e com aspirações, não pode cingir-se aos ataques rápidos. Com tanto tempo de jogo, realizado, em ataque organizado, o Sporting poderia e deveria ter desbloqueado o resultado.
Jogando contra 10, uma possível forma de tentar desorganizar o adversário, poderia ter surgido, através de constantes mudanças (rápidas, e de pé para pé, pelos centro campistas) de corredor de jogo, procurando fazer a bola chegar às zonas com menor concentração defensiva adversária, por forma a realizar, o maior número de cruzamentos, próximos da área adversária. Ter mais jogadores em situação de finalização (os 2 avançados, Matías e o médio interior, do lado contrário à bola, deveriam surgir na grande área) teria ajudado.
Contudo, para tal, ajudaria ter defesas laterais com maior qualidade (mais rápidos, com mais técnica e mais astutos). É que Caneira e Pedro Silva…
No Sporting actual, a ausência de laterais de nível (na vertente ofensiva e defensiva), deveria ser a principal preocupação de quem decide e forma o plantel.
P.S. – E pensar que César Peixoto anseia mudar-se para Lisboa (ele que, seria, também, uma opção bastante interessante, como centrocampista).
P.S.II – Paulo Bento lamentou a ausência de Izmailov. Óbvio.
P.S. III – O “toque de bola” de Yannick…
P.S. IV – Perto de se tornar internacional português, Liedson a um passo de completar 32 anos, pareceu menos ágil.
P.S. V – Apesar do insuficiente resultado, a eliminatória continua ao alcance.
Ponto prévio: Paulo Bento nao conhece o reforço Matias Fernandez. Ele marca penaltis e bem. Nao estou com dados á frente mas asseguro que ele marca penaltis e com muita eficacia!
Depois, um Sporting a dar mais do mesmo. Só com vontande não se vai lá. E se no ultimo segundo tivessem sofrido golo? Era bonito.
Depois ainda hoje ouvi um Sportinguista na Sic Noticias com a desculpa de sempre "acabamos o jogo com X jogadores da Academia, isso é que deveria ser falado"… Tenham paciencia.
Mais do mesmo não.