Mais e Menos da Semana

white corner field line on artificial green grass of soccer field

MAIS

Domingos Paciência

Só os burros não mudam (Estás a ler, Quique?).
Percebendo rapidamente que as ideias bem sucedidas na Académica, não estavam a surtir efeito no Sp. Braga, Domingos optou por aproveitar o fabuloso trabalho táctico da época anterior. Colocou de lado o seu 4-3-3 e cedo devolveu aos seus jogadores, o 4-4-2 do passado. O resultado não podia ser melhor.

MENOS

David Luiz e Hulk

Sim. David tem um potencial tremendo. Na actualidade, é um dos melhores jogadores mundiais do ponto de vista físico. Porém, o valor actual do brasileiro, está bastante longe do que a imprensa nos quer fazer crer. É certo que tem melhorado no ponto de vista da ocupação dos espaços (“Ave Jesus”). Contudo, as suas acções continuam, em determinados momentos, a prejudicar a equipa. O excesso de impetuosidade leva-o a cometer demasiadas faltas. A posse de bola, arrisca-a mais do que o devido, e as suas saídas para o ataque, em condução, são estéreis. David Luiz está directamente ligado (sendo, claramente, o maior responsável) aos três golos sofridos do SL Benfica na liga. O que não surpreende.

De Hulk, não sobra muito para dizer.

MAIS OU MENOS

Manuel Fernandes

É certo que não conseguiu pontuar. Contudo, foi o treinador, cuja estratégia (e todos têm mudado o sistema de jogo, sempre que o adversário é a equipa de Jorge Jesus) mais dificuldades conseguiu criar ao SL Benfica (A sorte de Carvalhal na luz, ter-lhe-ia dado para ganhar o jogo). O povoamento do corredor central é uma estratégia óbvia. Prepare, Manuel, de forma tão minuciosa todos os jogos, e a sua União de Leiria pode mesmo ser uma das sensações da prova.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 2924 artigos
Creator of the "Lateral Esquerdo", is also a teacher at the University Stadium in Lisbon. Soccer coach, having conquered several national titles in Portugal. Experience as soccer coordinator, and lecturer at various Sports Universities. Author of the book "Build a champion team" from the publisher PrimeBooks.

8 Comentários

  1. Não sei porque muitos analistas continuam a repetir que o Braga joga hoje em 4-4-2. Não joga. Aliás, Domingos não mudou de sistema praticamente desde início. É um claro 4-2-3-1. Para além do tempo de trabalho (muito importante), o que mudou desde a pré-época foi a entrada de Hugo Viana para fazer dupla com Vandinho a meio-campo (o que conferiu qualidade à posse de bola da equipa e libertou Mossoró de alguma responsabilidade no ordenamento do futebol da equipa); e a utilização de Paulo César, como falso extremo-esquerdo (que com as suas diagonais, acrescenta presença e um apoio mais próximo a Mossoró).

    Resumindo, o sistema é exactamente o mesmo – embora mercê de outras opções (particularmente Viana), a dinâmica seja diferente…

    Já sei que a tentação de dizer que o actual futebol do Braga é essencialmente fruto do anterior técnico é muito grande. Mas não é verdadeiro. O sistema e o modelo de jogo mudaram… e não foi pouco. Talvez isso tenha custado a eliminação da Liga Europa. Mas parece que afinal Domingos sabia o que estava a fazer…

  2. Só um reparo, o golo que o Benfica sofreu contra o Setúbal, o maior responsável é o Quim e não o David Luiz… quando deve sair, não sai… quando deve ficar, sai… e este é o primeiro jogo que o Quim não tem um erro… e tou a falar dos jogos amigáveis tb…

  3. Otra vez concordancia absoluta. Desde el principio al final, pasando sobre todo por el centro: David Luiz está super-sobrevalorado por prensa y adeptos. Y eso, lejos de beneficiar una progresión potencialmente imponente, puede estancarle y perderle.
    Y sí, de Hulk no hay mucho más que decir.

  4. Qt à análise do DL, concordo em absoluto… ele tem tudo pra ser grande, mas falta-lhe cabeça… pensa que está jogar à bola com os amigos na praia, onde cada um joga por si.

    E sim, sou benfiquista.

    E volto a dizer, que o melhor central do Benfica é o Sidnei.

  5. O David Luiz é neste momento dos jogadores mais overrated da Europa! Tem características para vir a ser um dos melhores na sua posição, no entanto, ainda tem muito a aprender e precisa de assentar a cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*