Mais e Menos da Semana

white corner field line on artificial green grass of soccer field

MAIS

Farías e Saviola

O argentino do FC Porto é um goleador de excelência. Perfeito para os jogos que se complicam. Não precisa de muitos minutos, tão pouco de muitos toques na bola, para chegar ao golo. Fica a dúvida sobre quantos obteria se jogasse mais tempo. Com a Académica foi verdadeiro Ás de trunfo.

De Saviola não sobra muito para dizer. Se Lisandro era/é um avançado encantador, El Conejo ainda mais. Ter um jogador com tamanha qualidade na Liga Sagres é um cenário quase surreal. Há que disfrutar.

MENOS

Manuel Machado

Em surdina sugere-se, quem sabe se pelo sucesso de Jorge Jesus no SL Benfica, a hipótese Sporting para o prosseguir da carreira de Machado. Para o Sporting, seria uma tragédia. As equipas de Manuel Machado são muito interessantes nas saídas para o contra-ataque. Nota-se que é um treinador com alguma sapiência nos processos ofensivos. Contudo, do ponto de vista defensivo, é uma lástima. Os seus jogadores perseguem, quais baratas tontas, os adversários para toda a parte. Não há o formar de linhas defensivas. Cada um, joga por si. O método defensivo é um autêntico buraco. Equipas com mobilidade e qualidade técnica facilmente desmontam as equipas de Machado. Tenta compensar as lacunas defensivas, utilizando um sistema táctico mais defensivo (5-3-2), que acaba por prejudicar, também, a equipa, quando em situação de ataque organizado. A goleada na luz era esperada. Equipas perdidas no campo, consentem a todo o momento, que seja explorada a profundidade nas costas do seu último elemento.

MAIS OU MENOS

Hulk

Os dois golos na champions dão-lhe a notoriedade que tanto ama. Permitem-lhe ser, cada vez mais, o heroi da pequenada. Porém, continua a faltar-lhe cultura colectiva. No jogo da Liga, realizou uma exibição risível. Das poucas vezes que decidiu fazer a bola circular, fê-lo de forma desajeitada, e quase sempre para o adversário. Perante equipas capazes de delimitar os espaços, Hulk é menos um. Compreendem-se os assobios no Dragão.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3042 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

9 Comentários

  1. os assobios foram só para o hulk queres ver?

    essa azia está para continuar, se por acaso ele pela selecçao marca 1 golito vai ser preciso 1 camião de rennie

  2. gostava de ver aqui explanado num post o método defensivo de jorge jesus, que penso ser muito bom, especialmente na transição ataque-defesa. e que dizer do real madrid de pellegrini que tenho visto por vezes jogar com dois trincos, quando praticamente nenhuma das grandes equipas europeias o faz já? tenho curiosidade em saber as vossas opiniões.
    quanto aos mais e menos da semana: penso que farías tem tendência a alhear-se do jogo quando joga de início, pelo facto de ser um jogador que se move, essencialmente, na área, de forma inteligente, diga-se. penso que beneficia quando o porto procura chegar lá mais rapidamente ou de forma mais acutilante. saviola é inteligentissimo, sabe tudo sobre o que um avançado deve fazer, e mais não digo.
    manuel machado é ridiculo e penso que, mesmo no processo ofensivo onde lhe gabam qualidades, não fosse ruben micael, na luz, o futebol do nacional teria sido um deserto de ideias. fazer pior que paulo bento está a fazer neste momento seria difícil, mas com um bocadinho de jeito talvez se conseguisse. penso que a opção machado poderia ser para o sporting o mesmo que foi o primeiro camacho no benfica, injector de confiança e motivação (só pelo facto da mudança), resultados regulares com equipas pequenas e pouco mais que isso.

  3. Como benfiquista pagava para ter este senhor no sporting.

    Então os lagartos que tanto gozam com a mau português falado do JJ, terem uma personage destas seria uma maravilha..

  4. Leiam as palavras de Dunga…

    "O hulk é um jogador diferente dos que temos no grupo".

    Entendam que ele não é mais um, e muito menos mais do mesmo.

    Ele não tem que ser bom comparativamente com ninguém… simplesmente porque ele é diferente!

    E ele é muito bom naquilo em que é diferente.

  5. Realment não percebo esta corrente destes blogs q teima em encontrar casos muito especificos e depois massacrá-los.
    Porque será q no dia a seguir a hulk ser considerado o MVP contra o sporting fazem-lhe um post a apontar (e ridicularizar) os seus defeitos?
    Porque será que no dia a seguir à champions, em que hulk é tb o MVP(e admitam que n foi só pelos golos), voltam a embater na mesma tecla?(até apostei com um amigo que ias por um post sobre isto mesmo e assim aconteceu!)
    Porque será que ainda agora que é chamado à selecção do brasil, têm que voltar a fazer o mesmo?

    "Os dois golos na champions dão-lhe a notoriedade que tanto ama"-aquilo a que se chama um comentário desnecessário

    "Permitem-lhe ser, cada vez mais, o heroi da pequenada"- sim o hulk é um jogador que marca por ser um desiquilibrador nato, não não é um central…n sei onde queres chegar

    "No jogo da Liga, realizou uma exibição risível"- acho que foi mais o FC Porto em geral, e se as coisas não correm bem uma vez não podes generalizar…

    O Hulk é um jogador com um enorme poder de explosão e desiquilibrio, que pode decidir jogos. Não, não é um jogador perfeito, se assim fosse já estava na selecção do Brasil há muito tempo mas creio que pode vir a ser um grande jogador brevemente.Acho que com os defeitos que possa ter, é sempre um jogador que qualquer equipa gostaria de ter.
    Porque é que não lhe dão um bocado de oxigénio? Será difícil de admitir que Hulk é de facto um bom jogador e não menos um?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*