
A dinâmica do trio do meio campo, aquando da organização defensiva.
Sem posse, o triângulo passa a ter dois vértices defensivos. A ocupação do vértice mais ofensivo, depende da zona do campo onde a bola está. Se sobre o lado direito, Meireles sai à bola (contenção), ocupando o vértice mais ofensivo do dito triângulo. Atrás de si, numa linha paralela à linha de fundo, Fernando (sobre o lado direito) e Guarin (à esquerda de Fernando) realizam uma dupla cobertura. Após cada passe, há um reajustar de posições. Se a bola, é passada para um adversário, posicionado no lado direito do corredor central, Guarin sai rápido para a contenção, ocupando ele o vértice mais ofensivo, enquanto que Meireles baixa rapidamente para a linha que Fernando ocupa no campo.
O importante é, a todo instante, garantir o tal triângulo, e impedir, pela proximidade dos jogadores em questão, que a bola entre no espaço formado pelos três centrocampistas do FC Porto. Sem falhas posicionais, e respondendo rápido (pela troca de funções. Contenção – Cobertura) à troca de bola adversária, garante-se que o espaço onde tudo acontece (corredor central) é praticamente inviolado.
P.S. – O respeito pela dinâmica defensiva, é a única explicação plausível para a titularidade de Guarin.
P.S. II – No Sporting, a perda de Izmailov, e a respectiva troca por Simon, no vértice esquerdo do losango (com a expectável perda de inteligência posicional), foi provavelmente, o principal catalizador para o insucesso na primeira metade da época.
análise muito clarividente. só discordo do p.s.II: de entre tantos, não se pode nomear um catalizador principal para a hecatombe do sporting.
é este triangulo a principal razão do insucesso do porto (e não o hulk como tanto querem fazer passar). todos os jogos k o porto começou com estes 3 a titulares perdeu (braga, chelsea, benfica, maritimo). belluschi mesmo k defensivamente seja pior (e contra o guimaraes por exemplo recuperou muitas bolas) tem 1 capacidade de passe fabulosa e tem k jogar sempre. se jesualdo nao perceber isso rapidamente nao ganha nada este ano.
Lucho era um lucho.
Para além de extremamente competente a defender, ainda tinha capacidade para ser uma mais valia no plano ofensivo.
Neste momento sobra Guarin, sem um pingo de creatividade e Belushi, com algumas dificuldades p respeitar a dinamica defensiva.
Tb preferiria recorrer ao argentino.
Mc Ako,
sabes aqueles pensamentos do "Se isto n acontece, aquilo seria diferente, bla bla bla"
Aqui vai um.
Na 2nda jornada, qd estavam todos c os mm pontos, e o Sporting recebeu o Braga (independentemente daquele penalty do tamanho do mundo), o Simon teve mtas responsabilidades no mau jogo defensivo. O golo do Alan é fruto da sua displicencia… A mim ng me tira a ideia de que com Izmailov, desde inicio, esse jogo teria sido ganho e a época teria sido totalmente diferente…
Mas, é obvio q este tipo de pensar não tem valor algum, e compreendo e até posso concordar ctg, no que referes
Visitem:
http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/
Estamos de volta, abraço.
Muito bom o vosso trabalho, grande post
abraços de http://zonadesportiva.blogspot.com/