Robertazo!

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Recordo perfeitamente como foram as primeiras (segundas e terceiras?) impressões.
Recordo também o que foi escrito a 29 de Agosto, depois do SL Benfica – Vitória de Setúbal: “- Roberto deu pontos ao Benfica. Com tamanha injecção de confiança, surgirá finalmente o “sim ou sopas”. Se era apenas questão mental, o Benfica ganhou um guarda redes. Se voltar a falhar, é uma questão de (falta de) qualidade. Aquela parada ofereceu 3 pontos ao Benfica, porém suscitou uma série de dúvidas na mente de quem lidera. E o mercado encerra 3a feira;”
De lá para cá, em catorze jogos da Liga, o espanhol não sofreu golos em dez. Uma performance fantástica, para a qual também muito contribuiu.
P.S. – Se há posição em que os três principais clubes nacionais estão realmente bem servidos, essa parece ser a de guarda redes.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

20 Comentários

  1. Fui contra a sua contratação pelo binómio qualidade(desconhecida num clube grande)/preço!
    Mais ainda pelas primeiras impressões que não ajudaram.
    Hoje é um jogador bom e confiante!
    Fica o preço elevado!

  2. Mais uma vitoria contra muitos de Jesus.
    Quim era bom GR e chegava perfeitamente para o nivel nacional e está no ocaso da carreira (depois desta lesão poderá ser o fim) mas Roberto pela idade, qualidade, margem de progressão, segurança e pelos vistos capacidade mental de superar maus momentos tem tudo para ser um GR de eleição. Já é hoje o melhor do campeonato Português.

    P.S- A campanha vergonhosa que se assistiu no inicio da epoca a um profissional nunca vista é a melhor resposta a esses grandes entendidos de futebol.

  3. O Luís… o Helton faz o quê?

    O Helton é um bom GR mas quantos falhanços já lhe vi? Frangos monumentais? Muitos… especialmente em jogos importantes.

  4. Discordo. Onde era mau, continua mau. Onde era bom, continua bom e onde era muito bom continua muito bom. A defesa fantástica desta jornada não vem revelar um Roberto diferente porque nesse tipo de lance (de frente para a bola) Roberto sempre foi muito bom. Nos outros, em que era e continua mau, nas bolas bombeadas para a área, cruzamentos entre a defesa e o GR e saídas da baliza, Roberto continua o mesmo. Em Leiria, há dois jogos, teve mais uma dessas saídas que por acaso não deu golo (o jogador cabeceou mas por cima). Na altura, o jogo estava 1-0 para o Benfica. Podíamos ter perdido pontos.

    O Roberto ganhou confiança e toda a equipa melhorou na forma como defende – é isso que explica os poucos golos sofridos em contraposição aos muitos do início de época; não a chegada de Roberto a um patamar de excelência, onde nunca chegará por ter deficiências básicas que já não vai a tempo de comlmatar. As pessoas querem a todo o custo justificar o Roberto como um GR apto a defender a baliza do Benfica, por este ter sido criticado no início, esquecendo-se de que o importante é o Benfica e não o Roberto. Muito menos quando é comprado por 8,5 milhões de euros.

    Não é GR para o Benfica. Mas enquanto lá andar terá o meu apoio.

  5. Anónimo, os frangos são inevitáveis na carreira de um guarda-redes de nível médio-alto como o Hélton, até Cech e Casillas têm a sua pequena colecção. Mas os que Hélton acumulou ao longo das já 9 épocas em Portugal, nada mancham o seu currículo. É, sem dúvida, o melhor guarda-redes da Liga, quer pelos atributos técnicos e físicos, quer pela segurança que transmite à equipa. Roberto tem bastante potencial e Patricio também, e no que respeita a frangos não ficam atrás de Hélton.

  6. e ao roberto não?
    continua a ser uma vergonha nas bolas pelo ar, a defesa apenas o tem coberto melhor.
    nunca será redes de topo sendo tão mau na leitura das jogadas pelo ar.
    quer queiram quer não, quer façam lobbys na imprensa quer não, foram 8 milhões muito mal gastos! deal with it!

  7. "quer queiram quer não, quer façam lobbys na imprensa quer não, foram 8 milhões muito mal gastos! deal with it!"

    DC, muito contente ficava eu se esta frase fosse dirigida a este blog. Infelizmente (ou não) isto continua um projecto totalmente amador, sem relevo…

    Na minha opinião tem estado a um nível muito elevado. MEsmo nos cruzamentos, tem conseguido resolver as situações.

  8. Subscrevo o essencial do post e o comentário que fala no Cech.
    O Roberto parece-me claramente um guarda-redes ao nível desses, ou do Casillas, e por isso acho que não foi muito caro.
    Nem pouco, quanto mais muito.
    Foi muito bem comprado uma vez que guarda-redes como o Roberto para a Liga Sagres estão ali numa fasquia entre os 9,5 e os 14,5 milhões de euros. Ora 8,5 mais umas quantas adjudicações a 2 ou 3 empresas do presidente do Benfica não chega claramente ao à meta mínima do intervalo, logo, é precisa muita má vontade para desconsiderar o negócio.

    Só sobre o valor desportivo do Roberto: o dizer-se que está ao nível do Cech e do Casillas diz tudo. Não é preciso mais.
    Sobre os incidentes de início de campeonato: claramente azares. O Roberto é óptimo a ler o jogo e a sair aos cruzamentos e todos aqueles erros – e outros – fazem parte do natural processo de adaptação de um guarda-redes a uma baliza nova …

  9. não era dirigido ao blog mas aos comentários em geral. a questão dos lobbies vem mais no seguimento do ênfase que a imprensa, e também os blogs mas sem as mesmas responsabilidades naturalmente, dão às exibições em que joga bem. Hélton faz 2 defesas brutais no último jogo e ninguém destacou. Porquê? porque nele é normal, o anormal são os frangos!

    P.S: e também não considero o Hélton de topo, apenas bom!

  10. Continuo a ver em Roberto grandes deficiências técnicas que têm sido atenuadas pelo maior acerto defensivo do SLB. Quando é colocado mais vezes à prova, falha.
    Outro factor que tem contribuido para um maior "acerto" da parte dele tem sido o ciclo de jogos menos complicados que o SLB atravessou no último mês, após o final da Champions e o desastre nas antas. Veremos neste novo ciclo que se inicia na próxima jornada se a evolução é efectiva.
    Contudo continuo a achar que é um guarda redes com grandes deficiências no jogo aéreo e de posicionamento. Contudo, em termos de reflexos admito que é um fenómeno.
    Por outro lado, financeiramente falando, será sempre um jogador carissimo, independentemente de vir a fazer grandes épocas no SLB. Quando o SLB o comprou ele valia tanto 8 milhões como o Moreira, ponto final.

  11. Roberto ao nível do Cech? Casillas? Ok, posso estar a ver mal o filme mas, não o acho nada de especial. Então por 8 milhões… chiça… As pessoas deixaram de ter a noção do dinheiro. OITO milhões… de euros!

    Abraço

  12. O pessoal tem falado muito dos cruzamentos…! O Roberto não é como o Baía nos cruzamentos (melhor de sempre nesse aspecto) mas que está muito bem nos cruzamentos tá….Gosto de olhar para a baliza e ver presença! O Roberto tem! Guarda Redes com tomates (ou é tolo ou é paneleiro)….O Roberto é!

    Comparando, o Quim, que me lembre, nunca sofre golos por se sair mal…..ELE NUNCA SAIA!!!! O Valdes é um guarda redes perfeitamente normal, de clube de media baixa dimensao!Protege-se imenso! Sai pouco, arrisca muito pouco….Não dá pontos ao Barça (também não precisa).

  13. este último anónimo não vê jogos do barça de certeza. falar de cor é o que está a dar!
    Valdés é conhecido por ser dos guarda-redes mais impetuosos do mundo, aliás no início da carreira esse era um problema para ele!
    Além disso é um autêntico líbero, logo não só sai muito como joga muito adiantado.
    Fazem de tudo para tentar defender o frangueiro. além de dizerem que é bom nos cruzamentos, o que só um demente pode aceitar, ainda desvalorizam com factos ridículos outros guarda-redes bem melhores!

  14. Roberto ainda não é o que nós queremos que ele seja, mas, se o for, não ficará em Portugal muito tempo e renderá dinheiro no fim. Se se mantiver assim, como está agora, a equipa a jogar como está agora, não me importo nada que não saia ele nem ninguém durante 10 anos e que só se reforcem nos lugares onde eles deixarem de jogar!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*