Agora que terminou o legado de Jorge Jesus no Sp. Braga

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Faz sentido pensar em Rui Vitória já para a próxima época.
Do onze inicial que subiu ao relvado do AXA, apenas Rodriguez e Mossoró (que não era um titular habitual) transitam da época de Jorge Jesus.
Sem os jogadores que Jesus potenciou, Domingos apaga-se. E em Braga continua a haver talento (Silvio, Hélder Barbosa e Guilherme, à cabeça) para explorar.
Pensando na qualidade que hoje se reconhece em Baiano, Maykon, Leonel Olimpio, David Simão, Pizzi, Rondon e Nélson Oliveira, é legítimo concluir-se que talvez esteja a chegar o momento de em Braga se pensar em apostar num treinador, capaz de elevar as características individuais dos atletas.
P.S. – Custa a compreender o que leva um clube a abdicar de um talento como Pizzi, para potenciar outro de um clube diferente (Ukra).
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

51 Comentários

  1. epa, o domingos é e sp foi um flop. Está apoiado no sistema corrupto. Foi esse mm sistema que o puxou para cima, mas qd n ha qualidade, a verdade vem sp ao de cima.

  2. Ver como jogaria uma equipa sua tendo de assumir o jogo em ataque organizado durante muito tempo.

    Que é infinitamente superior ao Paulo Sérgio, isso n tenho duvida nenhuma, que chega para o Sporting? Veremos…

  3. Não me parece justo nem sequer correcto (em termos de exactidão, não falo de questões de educação) dizer-se que o Domingos não tem responsabilidade no que de positivo o Braga fez na época passada e ainda nesta. Acho exagerado dizer-se que sem os jogadores que Jesus potenciou o Domingos apaga-se. É claro que o Domingos beneficiou do excelente trabalho do Jesus, isso é evidente, mas teve também ele uma quota parte de responsabilidade no sucesso dos bracarenses.

    Quanto a Vitória, também gostava de vê-lo antes em Braga e só depois num grande. Mas se continua a demonstrar tanta qualidade não tarda será bandeira de um candidato leonino…

  4. Bem. A exactidão não foi tão pronta assim. Foi à 9a derrota na liga, e já depois de ter sido eliminado de todas as outras competições nacionais, e de provavelmente estar a apenas um jogo de sair tb da europa que o post saiu.

    Ainda assim, a saida do post hoje deve-se essencialmente ao facto de ter sido contra o Paços. Queria aproveitar para realçar tb o trabalho do Rui Vitória (2nda x que vence em Braga esta época). Daí ter sido hoje e naõ há umas derrotas antes…

  5. Naõ me impressiona tanto, para ser sincero. O Paços, mesmo quando andava pela metade de baixo da tabela,sempre me deixou água na boca.

    Creio que até os mencionei aqui no blog bem antes de estarem bem classificados.

    Do Olhanense vi apenas os jogos com Sporting e Benfica.

  6. Do Beira Mar também só vi os jogos com Benfica e Sporting! Em ambos foram inferiores (se bem que nos ultimos 10min com o Sporting estiveram bem perto de até ganhar o jogo).

    Mas, sem duvida que tenho de ver mais jogos! Até pq (pelo menos no papel) o Beira Mar parece ser uma equipa de coxos, q tem surpreendido! Certo?

  7. O Domingos já tinha feito um trabalho positivo em Leiria e um muito bom trabalho em Coimbra. Fez 70 ou 71 pontos em Braga, o que é imenso, mesmo com ajuda dos árbitros. Já 60 era muito, quanto mais 70. Acho-o bom treinador.

    Rui Vitória, como muitos jogadores deste Paços (Pizzi, Nélson, David Simão, Caetano, até mesmo o Rondón) podem vir a ser figuras importantes no nosso campeonato a breve prazo.

  8. @JNF

    Exactamente. Achar que Domingos "só" fez um bom trabalho em Braga porque beneficiou do trabalho de JJ é demasiado redutor. E injusto. E digo-o não apreciando por aí além o Homem. Mas que tem qualidade como treinador é inegável.

    @anónimo – vá arnés, saí do armário… Mas deixa-me em paz, ok?

  9. Bem dizias tu, PB, que o Domingos estava a beneficiar e mt do bom trabalho tactico do Jesus!

    Eu sempre achei o mesmo! Basta ver como o braga defende de maneira tão diferente da do ano passado, qd tinha a defesa que Jesus fez!!!

  10. quem é que fez o trabalho do Domingos quando ele conseguiu a melhor classificação da académica dos últimos 10 anos se não me engano, tendo chegado a espetar 3-0 aos lampiões na luz com uma equipa de desconhecidos? também foi o jazus?

  11. Não é essa a questão, PB. Tu extrapolas de uma época menos positiva do Braga (que, ainda assim, viu a equipa eliminar Sevilha e ganhar ao Arsenal, por exemplo e que ainda mantém a equipa na Europa) para uma conclusão: acabados ou vendidos ou lesionados os jogadores de Jesus, este Braga de Domingos apaga-se. Ou seja, queres dizer que o Domingos como treinador é mau ou medíocre ou que não tem qualidade para ser treinador dos bracarenses (pelos menos foi essa a ideia que eu li, se não era essa que querias passar, diz).

    E isso acho injusto. Porque não podemos escolher criteriosamente coisas negativas para apontar à extinção do dedo de Jesus na equipa do Braga e, ao mesmo tempo, às coisas positivas ou não darmos valor (por serem de Domingos) ou valorizarmos ainda a presença de Jesus na equipa do Braga. Não faz sentido. Domingos beneficiou do belíssimo trabalho de Jesus e deulhe continuidade. É um bom treinador. Não tão bom quanto por vezes leio por aí mas também não tão mau qaunto queres fazer crer.

  12. Estava a ver o jogo e a pensar nisso mesmo. Rui Vitória fez uma trabalho muito bom no Fátima e acho este Paços fantástico, porque conhecendo bem a realidade que o clube vive, sendo um dos mais comedidos, mas equilibrados, financeiramente, percebe-se um trabalho muito interessante.

    Acho que um clube como o Braga seria o ideal, penso que um grande poderá ser ainda cedo.

    Ainda assim posso apostar que no Minho vai estar Leonardo Jardim na próxima época.

    Abraço!

  13. Domingos esta época já conseguiu um feito notável na liga dos campeões. Só por isto a época valeu a pena…

    O Braga ainda não têm condições para aguentar uma época inteira a lutar por várias competições, veja-se que nesta altura a equipa apresenta vários jogadores lesionados e outros em muito má forma…

    Em relação às questões de empréstimos de jogadores entre clubes, talvez não fosse má ideia voltarmos a ter uma competição com equipas B, proibindo-se os clubes de emprestarem jogadores a equipas do mesmo escalão…
    Seria uma situação benéfica para o campeonato, para os jogadores menos utilizados e para os próprios clubes que conseguiam rentabilizar melhor os seus planteis.

  14. Não é preciso ser pós graduado em futebolês para aferir a qualidade do Domingos. Basta ler nas entrelinhas…
    Se ele fosse bom e o mérito fosse dele tinha marchado logo para o Porto. E agora está visto que nem no Braguinha irá ficar… Obviamente o próximo treinador do Braguinha será o Jardim… Pinto da Costa dix it…

    Mas ó Mister… diga-se que o Jasus também gosta muito de valorizar os activos de outros clubes e de no Benfica ter uns odiozinhos de estimação (Urreta, Yebda, Weldon, Shaffer)

  15. Não sei, mas defender Quique??? Eu era a favor, pela sua postura, que ficasse, até porque já tinha conhecimento do campeonato, mas não sejamos ingénuos, Jesus disse e fez, pôs os jogadores a jogar o dobro do que faziam com Quique. Se ao Braga tirarmos metade do valor de cada jogador, se calhar obtemos o Braga que estamos a ter agora, em que só agora o Domingos terá que intervir a pensar o que é o treino, as formas de jogar, etc. Depois, falar do que o Domingos fez na Académica… Ok, fez a melhor classificação dos últimos 10 anos, mas isso quer dizer o quê, especificamente? Final da Taça? Competições europeias? Metade de cima da tabela? Jogar sem pressão para não descer? O Benfica este ano também perdeu com a Académica, e a Académica não é candidata a vencer o campeonato… Foi simplesmente como todos vimos. O que o Domingos faz, e viu-se com Domingos em Braga e Coimbra, viu-se com Jorge Costa na Académica e na Olhanense no ano passado, que o sistema está aí, e bem forte, que ajuda a definir, e muito, o resultado final do campeonato. Só os sportinguistas não o vêem…
    E sustentando o que digo, realço o P.S. final do PB em que é mostrada a situação do Ukra e do Pizzi, ou lá como se chama o emprestado do Braga ao Paços… Ainda digo mais, a atitude de «bullying» que Domingos teve sempre no ano passado para com o Benfica, e mesmo este ano, e que contra ao «patrão» não se verifica… Ou seja, andamos a brincar aos «cowboys»…

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    P.s.- Outra coisa ainda do Quique… Não ganhámos jogo nenhum na Taça Uefa, ou Liga Europa, por isso não há desculpa. Bem, ganhámos contra o Nápoles, apenas, na eliminatória de acesso, e era menos vergonhoso ter perdido aí do que passar e fazer a figura que fizemos…

  16. Quem acompanha este blogue sabe perfeitamente que a época passada foi várias vezes alertada a situação de que o choramingas paciencia andava a beneficiar do trabalho de Jesus. Esta época, e com poucos jogadores que "passaram" pelas mãos do actual treinador campeão nacional, vê-se claramente que o alerta estava correcto.

    Quanto ao "P.S." final… só pode custar a compreender a quem não acompanha o nosso futebol… eles preferem potenciar os do clube corrupto porque não passam dum clube satélite de aprendizes de corruptos. É simples.

  17. Joao,

    Não concordo com a ideia de não se poder emprestar jogadores a clubes da mesma divisão, porque isso é limitar a competitividade a que sujeitas os emprestados.

    O que concordo é haver limite no numero de jogadores emprestados a clubes da mesma divisão. Talvez um limite de 5. E ainda outro limite de apenas 1 ou 2 por equipa.

  18. Verdade. Os andrades, pela sua natureza trapaceira e nojenta causam-me repulsa.

    Mas, onde é que no texto se denota anti portismo ao autor? No não baixar as calças ao fdp do domingos,da mm forma que esse fdp baixa ao corrupto?

    A verdade é que como diz o No.Worries, neste espaço não se enganaram com o Choramingos corrupto paciencia

  19. Sinceramente, o Domingos, mesmo aquando da sua passagem pela Académica, nunca me convenceu totalmente. A única coisa que me convenceu foram apenas os resultados, mas o futebol e os princípios de jogo que as suas equipas demonstram é mais do mesmo do que se vê tradicionalmente nas equipas portuguesas. Carlos Manuel também fez umas belas temporadas como treinador do Salgueiros, chegou a Alvalade e agora está a comentar jogos da Sport Tv. Digamos que as suas boas relações inter-institucionais permitem dotar os plantéis à sua disposição de jogadores oriundos do FC Porto, o que acaba por dar algum jeito.
    Rui Vitória conseguiu desconstruir a tradicional "virilidade" do futebol Pacense e demonstra ideias diferentes do que estamos habituados nas equipas pequenas. Apesar de tudo talvez mais um ano de boné da JCA na cabeça lhe faça bem para cimentar tudo de bom que tem mostrado antes de subir já para um clube com presidentes demasiadamente ambiciosos.

  20. Para o Márcio Guerra, No.Worries e para o PS do texto… vê-se logo de onde vêm para virem com essa. Quem era o Pizzi até esta época? Foi emprestado no início da temporada e portanto é do Paços até ao fim da época. Em Janeiro assistiu-se a uma debandada geral no Braga, o desmantelamento da geração de ouro do Braga por assim dizer, ainda por cima os que restaram são velhos, como Vandinho e Alan (no Vandinho especialmente a idade já pesa) Ora bem, Mercado de Inverno, onde os preços são mais puxados, haveria melhor negócio para o Braga do que um talento como o Ukra (sim, porque é bom jogador) a custo zero, por uma época e meia? É sempre a ver teorias da conspiração… foda-se…

    E o Jesus no Braga, também passou os 70 pontos e foi à Champions League?

  21. Para o Márcio Guerra, No.Worries e para o PS do texto… vê-se logo de onde vêm para virem com essa. Quem era o Pizzi até esta época? Foi emprestado no início da temporada e portanto é do Paços até ao fim da época. Em Janeiro assistiu-se a uma debandada geral no Braga, o desmantelamento da geração de ouro do Braga por assim dizer, ainda por cima os que restaram são velhos, como Vandinho e Alan (no Vandinho especialmente a idade já pesa) Ora bem, Mercado de Inverno, onde os preços são mais puxados, haveria melhor negócio para o Braga do que um talento como o Ukra (sim, porque é bom jogador) a custo zero, por uma época e meia? É sempre a ver teorias da conspiração… foda-se…

    E o Jesus no Braga, também passou os 70 pontos e foi à Champions League?

  22. Para o Márcio Guerra, No.Worries e para o PS do texto… vê-se logo de onde vêm para virem com essa. Quem era o Pizzi até esta época? Foi emprestado no início da temporada e portanto é do Paços até ao fim da época. Em Janeiro assistiu-se a uma debandada geral no Braga, o desmantelamento da geração de ouro do Braga por assim dizer, ainda por cima os que restaram são velhos, como Vandinho e Alan (no Vandinho especialmente a idade já pesa) Ora bem, Mercado de Inverno, onde os preços são mais puxados, haveria melhor negócio para o Braga do que um talento como o Ukra (sim, porque é bom jogador) a custo zero, por uma época e meia? É sempre a ver teorias da conspiração… foda-se…

    E o Jesus no Braga, também passou os 70 pontos e foi à Champions League?

  23. Para o Márcio Guerra, No.Worries e para o PS do texto… vê-se logo de onde vêm para virem com essa. Quem era o Pizzi até esta época? Foi emprestado no início da temporada e portanto é do Paços até ao fim da época. Em Janeiro assistiu-se a uma debandada geral no Braga, o desmantelamento da geração de ouro do Braga por assim dizer, ainda por cima os que restaram são velhos, como Vandinho e Alan (no Vandinho especialmente a idade já pesa) Ora bem, Mercado de Inverno, onde os preços são mais puxados, haveria melhor negócio para o Braga do que um talento como o Ukra (sim, porque é bom jogador) a custo zero, por uma época e meia? É sempre a ver teorias da conspiração… foda-se…

    E o Jesus no Braga, também passou os 70 pontos e foi à Champions League?

  24. Não entendo as críticas ao Domingos, por não serem melhor explicadas. O Domingos á mau tacticamente ? Curiosamente, até gosto mais da forma como o Braga está posicionado esta temporada, mesmo não estando a ter grandes resultados. É um treinador interessante do ponto de vista táctico e que tem resultados bastante meritórios na carreira. Se chega, já, para um grande ? Tenho muitas dúvidas. Mas tenho iguais dúvidas que o Braga deva trocar de treinador e deixar sair o Domingos. Muitas mesmo.

    Em relação ao Rui Vitória concordo, mas penso que teria bem mais facilidades num clube como o Porto que nos outros dois grandes. Parece-me um treinador muito interessante mas, até agora, obteve resultados numa equipa com uma estrutura, filosofia e identidade consolidada de há uns anos para cá. Também tenho dúvidas que o Rui Vitória chegue já para um grande, mas acredito que vai chegar lá, porque se há característica que o diferencia, por exemplo, do também já citado Leonardo Jardim, é o facto de tentar dominar (e não apenas controlar) o adversário. Dirão que o Leonardo não tem plantel para o conseguir fazer. Dou de barato. Mas não sei ainda se, mesmo tendo-o, o conseguirá. E Rui Vitória consegue-o, no Paços de Ferreira.

  25. PB,

    Só uma pergunta…

    Quem pensa no futebol, sem se basear apenas em árbitros e resultados, tal como tu o fazes, percebe que existem contextos em que é "mais fácil" ter sucesso. Falo de exemplos como o FCP, V. Guimarães, Marítimo, Nacional, e consigo incluir também nesse lote a equipa do Paços de Ferreira.
    A minha questão é simples. Tendo em conta outros treinadores, que tiverem imenso sucesso no Paços de Ferreira, e nada mais do que tal, se achas que Rui Vitoria é só mais um desses, ou é mais qualquer coisa, como todos dizem?

    É que na minha opiniao, com todo o merito que ele possa ter (e se lá está é porque tem e muito), tal como no caso de Domingos, não vejo mais que um treinador normal, que nada de novo veio trazer (embora ambos consigam alguns bons resultados), existindo até por vezes, a nivel tactico algumas situações (erros, na minha óptica) que me fazem não ser assim tão apologista de que este Paços de Ferreira seja uma equipa assim tão organizada, como se faz passar. Penso sim, é que existe organizaçao suficiente, para serem "muito desenrascados", mas nada mais que isso.

    È a minha opiniao, nao quer dizer que seja a melhor, gostava tambem de perceber a tua.

    Abraço.

  26. JD, eu já vi dezenas de jogos, por exemplo, do Jesus, do Mourinho, do P.Sérgio, e tenho uma opinião mt consolidada sobre eles.

    Do Rui Vitória, o melhor que posso dizer é q por esta altura já vi mais jogos do Paços, do que os que seria de supor. Fiquei impressionado logo na 1a jornada, com o Sporting. E sempre que voltei a ver o Paços jogar gostei. Divertiu-me. Ofensivamente é uma equipa que procura jogar sempre de pé para pé. Todos os jogadores passam imenso tempo em desmarcações constantes em redor do portador da bola, para facilitar mm esse jogo apoiado. Isso n é nada comum no nosso futebol. Portanto, e pq ao contrario de outros treinadores, vi poucos jogos do R.Vitória, o mais que posso dizer é que o que vi me agrada imenso.

    Há um lote vasto de jogadores que eu desconhecia e que agora parecem todos uns excelentes jogadores. E isso passa mt pelo trabalho dele.

    O Paços e outras que tais, sao realmente equipas onde é mais fácil ter sucesso. Mas, o sucesso que estão a ter é baseado num futebol atractivo. E não no habitual jogo físico e intragável.

    Não sei se ele é só mais um. Mas, sei que vale a pena estar atento, para perceber isso.

    abraços

  27. boa tarde,

    e ninguem aborda o tema dos recursos piores que domingos tem à disposição? vamos comparar a qualidade do plantel do ano passado com o deste ano ñ? qual dos outros planteis da liga viu sair quase uma equipa inteira este ano? o braga apostou na champions para consolidar o clube financeiramente e foi plenamente conseguido o objectivo.
    no campeonato mesmo perdendo por vezes de forma incompreensivel, está na luta pelo lugar europeu que quer, e até este dia a unica desilusão será mesmo a taça de portugal embora ai o sorteio tb tenha sido madrasto!
    o treinador é bom e está pela terceira vez no espaço de um ano a reconstruir uma equipa. e isso leva tempo como todos sabemos em todo lado.
    de-se mérito a quem o tem e na minha opinião o domingos tem e muito.

    cumprimentos

  28. O Pizzi já o ano passado se tinha destacado no Paços quando chegou lá em Janeiros.

    Mas para o melhor jogador do Paços esta lesionado há muito tempo é o Caetano tens qualidades para ir bem longe.

  29. Já o disse uma vez, este blogue, que é excelente do ponto analítico, peca por uma ênfase excessiva nos aspectos tácticos quando muitas vezes há outros factores determinantes no rendimento de uma equipa. O problema do Braga e de Domingos nesta época foi (é) sobretudo de liderança. Este, sim, é o aspecto em que Domingos nunca desfez as minhas dúvidas – porque liderar com resultados é fácil e na época passada não houve oportunidade de aferir as sua qualidades de liderança. Também é verdade que Salvador não o apoiou devidamente e em tempo útil – e pelo contrário, tem ajudado a minar a sua autoridade sobre o plantel. Hoje já todos perceberam (treinador e jogadores) que Domingos não será o técnico do Braga na próxima época – até pelam intervenção da SAD no mercado de Inverno – e esse é um dos factores que determina os problemas sentidos pelo treinador na gestão do plantel. Vive-se um clima de "paz podre". Em minha opinião, Domingos só tem a perder em manter esta situação. O Braga também mas… para o clube, já não há uma boa solução, a saída do técnico nada remediará porque o treinador para a próxima temporada não poderá assumir desde já o cargo. E portanto, veremos um Braga a arrastar-se por esses campos fora até final desta temporada…

    P.S.: se Pizzi poderia fazer parte do plantel, não faz qualquer sentido a observação sobre Ukra. Ukra é um excelente jogador que (pode escrever) vai fazer parte do plantel do Braga a título definitivo. Pizzi e Ukra serão dois dos alas na próxima temporada. Já não percebo os seus elogios ao Hélder Barbosa, jogador com bons pés, mas que não tem nenhum "futebol na cabeça".

  30. Duas ou três notas. Caro João Pinto, calma no «pinto»… Mandar o mesmo comentário 3 ou 4 vezes é desnecessário, mas pronto.
    Sobre o que disse, então agora o Vandinho é velho? É velho o Alan, é velho o Hugo Viana, são velhos os jogadores que foram contratados, como o Lima, é velho o Elderson, é velho o guarda-redes Artur não sei quê, ou o que estava antes. É velho o Hélder Barbosa, são velhos uma data deles. Mas poderá dizer, «ah e tal, vendemos/sairam alguns no mercado de inverno», mas mesmo assim, os resultados antes não eram nada do outro mundo.
    Diga-me lá porque é que o Domingos, em dois jogos, primeira e segunda volta, contra o Porto, não se queixou em nenhum de penalty e só se queixa quando a situação pode, de alguma forma, tocar o Benfica? Sabe o que lhe digo? Digo-lhe em palavras do Domingos «Este Domingos não me convenceu».
    Quer o Domingos no seu clube? Força nisso. Se até o Villas-Boas passa por bom treinador, não há-de passar o Domingos que «deu luta» ao Glorioso até à última jornada… Vocês pretendem justificar o injustificável, que são as ajudas arbitrais, e os resultados, quando elas falham, ficam à vista. Acha que foi pelos lindos olhos dos adeptos do Braga que houve luta ao Benfica no ano passado? Foi precisamente, e só, para impedir o que acabou por acontecer, o Benfica ser campeão, mas que sem ajudas ao Braga, ou outros, que se reparar, o melhor clube, o chamado 4º grande, é sempre o clube que está de bem com os azuis, tirando, ou talvez não, o Belenenses com o Jesus lá, pois sairam jogadores para o Porto, e o Braga não foi mais do que o habitual. Já tinha sido o Guimarães, Boavista, etc. Calhou ao Braga agora. Só que o Porto não pode, obviamente, ficar 2 épocas sem Champions, e se este ano não houvesse a pressão que houve, nas primeiras jornadas, o Porto corria o sério risco de ir parar onde anda o Sporting. Claro que é só teoria da conspiração, pois nem há escutas, nem nada, que prove o que estou a dizer.
    Por isso, caro amigo, não ligue ao que eu disse, que para o ano há mais! A classificação está praticamente feita!

    Abraço

    Márcio Guerra

  31. Post redutor!

    Dizer que sem os jogadores que faziam parte do plantel de Jesus este Braga não consegue é uma opinião limitada no mínimo! O que acontece é que as ideias e concepções de jogo também se gastam e ficam demasiado expostas por observações desmedidas de adversários!
    Por outro lado, perder a meio da época jogadores como Matheus ou Luís Aguiar já para não falar do Felipe, acaba por fazer com seja necessária uma remodalação considerável naquilo que são os princípios do Modelo de Jogo Bracarense!
    E basta perceber o tipo de jogador que é Lima e que é Matheus! Nada semelhantes, pelo que os princípios inerentes às suas acções de jogo são naturalmente diferentes!
    Para esclarecer um pouco mais a situação importa reportar as equipas que jogam para a Taça com adversários tipicamente inferiores e que trocam a totalidade da equipa e que muitas vezes apesar de ganharem jogam mal! E porquê? Porque os jogadores que entram recriam os princípios definidores do Modelo de Jogo do seu modo, logo sai algo completamente diferente!
    É um facto que Pizzi poderia estar no Braga! Mas todos os clubes tem erros de casting!

    Daniel S.

  32. obviamente que o comentário saiu tantas vezes porque ele pede para iniciar a sessão depois de submeter o comentário. Deu erro, tive de repetir mas afinal mesmo com erro o comentário foi enviado… Adiante… Eu disse que eram todos velhos? Referi o Alan (31) e o Vandinho (33). Queres jogadores mais nucleares no Braga dos últimos anos?? É que nem fui por perspetivas como a razia de lesões que tem sido este ano no Braga… E não, não estou a dizer que o Domingos é grande treinador. Não o queria no meu clube. É competente, na linha de um Jesualdo. Mas nada mais. Não é carismático, e falta-lhe liderança.
    Agora se me vens com a das ajudas arbitrais recordo-te que o teu clube no ano passado foi campeão no ano passado na última jornada contra o Braga de … Domingos, e que se viu privado de Mossoró e Vandinho na parte crucial, até aí aguentaram-se por cima. Não entremos por aí…
    E não esquecer a excelente campanha europeia do Braga (já viram como joga este Shaktar? não é para todos tanto talento brasileiro…).
    O fim do seu comentário é a típica atitude benfiquista. Só há verdade quando ganham, de resto é amuar e dizer que não valeu… Mentalidades…

    (cheira-me que o comentário vai sair mais que uma vez… lol)

  33. Pb,
    Decerto que vi menos jogos do Paço do que tu, mas mesmo assim não me convenceu. Tem uma equipa muito forte individualmente, muito superior a muitas outras. Falta perceber se são fortes porque ele os sabe potenciar, ou se são apenas porque sempre o vão ser… quero acreditar que é pelo trabalho desenvolvido.

    Quanto a forma de jogar, concordo. Não é normal, num contexto destes o Paços ter o tipo de jogo que tem. Mas, e é só por isso que tenho algumas duvidas, tendo em conta o que disseste, haver sempre muita mobilidade em volta do portador da bola, não quer dizer que a mesma seja bem executada e de uma forma equilibrada. Foi nesse parâmetro que percebi alguns erros na sua equipa, assim como na forma como abordam o jogo defensivo…

    Mas pode ter sido má analise minha…

    Para já, parabéns por conseguir o excelente campeonato que está a fazer..

    Abraço.

  34. Caro João Pinto, não vi, nestes anos todos pós-escutas-no-youtube, um, um só, adepto do Porto a achar que o mesmo deveria ser penalizado pelo conteúdo das mesmas. O próprio Sousa Tavares mudou de registo durante a sua cruzada contra os Gato Fedorento n'A Bola. Primeiro condenou publicamente, depois achou que nem sequer as tinha ouvido. E não estou a misturar estas com as do Sócrates, de quem ele acha que são incriminatórias e que as de PdC já não são, ou seja nem sequer era isso. Ele mesmo condenou as mesmas no início. É que já lá vão 7 ou 8 anos disto, e o pessoal parece que esquece muito rapidamente o ontem…
    É por essas e por outras que falo da «teoria da conspiração» que fala. O pior é que as mesmas são só a ponta visível do iceberg. Depois do regabofe que foi a pena, a não-pena, a culpabilização, o não-recurso, o isto, o aquilo, os pontos tirados, não tirados, etc. e a impunidade depois de tudo, claro que o sistema está aí e bem vivo. Isto é um facto. Se tenho escutas para o provar? Não. Mas mesmo que tivesse não valiam de nada, como sabemos. Ou seja, o Benfica terá que correr sempre 5 vezes mais, gastar uma ou duas vezes mais, que o Porto, claro, que se for o Sporting tem que gastar 100 vezes mais, que neste ritmo estão na segunda não tarda, se quiser ganhar alguma coisa. Falam do Braga ter dado luta até ao final… Mas em condições normais, as que temos agora, por exemplo, o Braga lutava, sem ajudas externas, pelo campeonato como lutou? Claro que não… Este Braga foi um fenómeno paralelo. Falam das expulsões? Mas ainda andamos nisto? Foram injustas? É como falarem do Di Maria, mas não falarem do Cardozo, em que se vê o mesmo a levar uma lambada e a não fazer nada… Ou seja, se se usam de partes do que vos interessa para se justificarem, de forma tão «bacoca» como o Vandinho dizer que não conhecia o adjunto do Jesus, que havia sido seu treinador no ano anterior, estamos então falados. O Porto foi, em algumas épocas, uma boa equipa, mas, na dúvida, cá em Portugal, as coisas pendiam sempre para o mesmo lado, o lado azul e branco. É que não há dúvidas. Só não vê quem não quer.
    Sobre as saídas do Braga, a meio da época, atenção, alguns saíram por opção do clube, não dos jogadores, pois vendido só foi o Matheus. O Luis Aguiar, o Felipe, etc., saíram por opção directiva/técnica.

    Ficamos assim, duvido que a classificação mude, mas não tenho dúvidas que com Jesus à frente do Benfica mais títulos nacionais virão para a Luz!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    P.s.- Agora envio eu a dobrar, basta aprovar 1, sff, PB.

  35. Mas quê, achaste apropriado o Hulk, Sapunaru, Vandinho serem afastados da competição como foram, o tempo que foram? Pá, estou-me cagando se o Jesus dá um banano no gajo do Nacional, era uma multazita porque o futebol tem destas coisas, como obviamente foi RIDICULO o afastamento destes jogadores. Se fosse o mesmo critério… e o Jesus fez aquilo a um JOGADOR à vista de todos, agora arrufos no túnel… palhaçada. Vê lá que até o Paulo Sergio esteve de fora agora (nem sei porquê lol) mas o Jesus continua incólume. O Co Adriaanse também foi expulso por dizer "é falta!".
    Quanto a isso das escutas, no próximo comentário vens dizer que nem se compara com o que vou dizer a seguir. Mas ficas na tua e eu na minha. As investigações foram claramente direccionadas, digamos assim. Também temos a escuta do LFV com "oh Sr. Major, eu também estou a resolver as coisas por outro lado". Ninguém levantou suspeições quanto a isto. Ele é impoluto. Até é um dos homens mais ricos do país veja lá. E episódios como Estorilgates etc.
    Mas por mim encerra a discussão aqui a não ser que acrescentes mais alguma coisa relevante.

  36. De relevante, podia dizer-te, sobre outras coisas, que me apontaram ao meu Benfica, mas não te vou dar esse «gostinho», por assim dizer, até haver provas, mas cujos indícios me deixaram triste, só que não tinha nada a ver com escutas. Claro que há essa escuta, só que essa escuta só deu para adeptos como tu, que pegaram nela para equipararem a montes e montes de coisas que o Porto fez. Essa escuta foi em tempo útil, em vida, digamos, de Cabral Ferreira, validada como sendo prática comum aos presidentes dos clubes presentes nas meias finais, só que há uma, grande, falange de comunicação social que polui a opinião pública para validar o que o Porto fez, e que tem o retorno imediato, repito, em adeptos como tu. Não é nada do outro mundo, se fosse, se calhar, fazia o mesmo, só que neste caso, não sendo eu no teu lugar, só tenho é que apontar que o que o Vieira fez não foi escolher, e simplesmente recusar. E foi uma escolha em que o presidente do outro clube, o Belenenses, também participou, ou seja, não foi feito à revelia do outro clube, como o teu presidente se fartou de fazer ao longo dos anos. É igual? Não, de longe… É certo? Se calhar não, e até dou isso de barato, mas não se compara, e tu mesmo sabes disso que o disseste antes. Voltando ao que dizia antes, tu não criticaste o teu clube. Continuas no sentido de apontar o dedo aos outros ANTES de recriminares o teu clube. Não te preocupes, vai continuar a ser assim. Não há um portista que admita em público que não merece o que ganhou por causa das escutas. O teu clube aceitou a pena dos 6 pontos retirados por corrupção «porque não fazia mal e tinham muitos de avanço sobre os rivais». A humilhação de ganhar a qualquer custo, para vocês, não é humilhação, é modo de viver. Parabéns. Sobre o Vandinho, não, não é nada justo é ele ser mentiroso e dizer que não conhecia o Raul José, ou como se chama o adjunto do Jesus a quem ele bateu. O Hulk e Sapunaru, é tão justo serem afastados pelo tempo que foi por causa do que fizeram, como é justo o Jesus vir a levar uma pena da situação que ele fez com o jogador do Nacional, só que o Nacional não quer ficar também sem o jogador, e por isso baixou a bola. Quem é que estava, como costume, no centro do relvado à espera de ir para os balneários e viu a outra equipa dirigir-se a si, num «replay», ou «deja vu» do que havia passado antes com o Ruben Micael? Sabes o que é que escrevi logo no dia sobre isso? Que este também estava a caminho do Porto. Sabes o que é que escreveu a comunicação social semanas depois? Que estava a caminho do Porto, ehehhe! Há coincidências do caraças, ou então o Porto só contrata jogadores que «se façam», se «empertiguem» ao Benfica…
    São modos de vida. Para mim o Jesus tem que ser punido. Para ti, o Porto tem que ser punido por escutas? Mais, sobre o Hulk e o Sapunaru, o Porto é que quis, à força toda, que jogadores em dúvida ficassem suspensos preventivamente até serem julgados, e, pasme-se, o Benfica havia sido o único clube a votar contra isso, e pasme-se, o Porto defendeu a sua argumentação sobre o facto dos stewards não serem elementos do jogo (LOL!!!) e no início desta época apresentou uma proposta de mudança de estatutos para passarem a ser admitidos e considerados como elementos do jogo AHAHAHAHAHAHAH!!!
    Ironias do CARALHO!!! Desculpem lá o palavrão!
    São hipócritas e continuam a sê-lo. Duvido que dês uma resposta a contrariá-lo, e provavelmente, agora sim, a conversa ficará encerrada, que não te estou a ver a admitir o mesmo que eu…

    Abraço

    Márcio Guerra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*